Uergs desenvolve mais de 180 ações de Extensão voltadas à prevenção e ao enfrentamento aos efeitos da Covid-19
Publicação:

A Uergs ultrapassou a marca de 180 ações de Extensão desenvolvidas em diversas regiões do estado para oferecer apoio e informações para que as pessoas da comunidade externa tenham melhores condições de passar por este momento de isolamento social, em função da pandemia de Covid-19. As iniciativas são protagonizadas por estudantes e funcionários docentes, técnicos e de apoio administrativo que, desde março, quando as atividades presenciais na Universidade foram suspensas, concentram forças em ações de prevenção e de enfrentamento aos efeitos da pandemia.
A Uergs retomou o semestre letivo em formato remoto no mês de junho e mesmo diante do novo contexto para a oferta do ensino, que exige adaptação, o número de ações de extensão não parou de crescer. “A pressão e a necessidade de enfrentamento dessas situações nos mobilizam e nos fazem perceber a necessidade de trabalho em conjunto - mesmo que estejamos fisicamente distantes - para atender às demandas da sociedade”, afirma a pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Costa.
As ações vão desde a arrecadação e doação de itens e confecção de máscaras até a realização de cursos online e iniciativas de apoio aos produtores e empresas locais. Também estão ocorrendo diversas lives em que professores e estudantes conversam com especialistas e apresentam os resultados de suas pesquisas, numa linguagem acessível à população, como forma de conscientização e de colocar o conhecimento produzido na Universidade à disposição de todas as pessoas.
“Esse conhecimento precisa chegar a todos e todas. É isso que a Extensão Universitária promove, ao ligar o ensino e a pesquisa àqueles que estão afastados da academia”, defende a pró-reitora.
Erli enfatiza que a Universidade é um tripé composto por Ensino, Pesquisa e Extensão, e que momentos como este fortalecem o papel extensionista da Universidade. “A Extensão Universitária é uma vitrine que mostra a instituição para a sociedade, e que ao mesmo tempo faz com que a Universidade se volte para a comunidade e disponibilize a ela o que mais é necessário neste momento”, diz.
O reitor Leonardo Beroldt reitera a importância desse contato contínuo da comunidade universitária com a comunidade do entorno. “Para a Universidade a extensão cumpre um importante papel na medida em que tanto leva para a sociedade a sua expertise e estende os conhecimentos produzidos na academia, como também nossos extensionistas, ao atuar no âmbito da sociedade, buscam identificar demandas e necessidades das populações locais, trazendo essas necessidades para o âmbito da Universidade, a fim de alimentar e fomentar novas atividades de Pesquisa”, afirma.
Esse ciclo, na opinião do reitor, gera novos conhecimentos, qualifica as atividades de ensino e fomenta novas atividades de Extensão.
“Em nome da equipe de gestão da Universidade, eu quero parabenizar a todas a professoras e professores, equipe do quadro técnico e administrativo e aos nossos estudantes por essas ações de extensão neste período tão delicado para a sociedade gaúcha, que tanto precisa de apoio neste momento”, finaliza.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Foto de quatro pessoas sorridentes, sendo três mulheres e um homem. Eles estão em um palco com placas de letras brancas à sua frente, escrito "SELO ODS". O homem segura uma placa com a certificação do Selo ODS.
- Ao centro, a partir do busto, foto de uma mulher negra e jovem, com cabelos soltos, usando óculos, sorridente e de braços cruzados. No canto direito superior, logo do Pibid.
- Foto colorida de pessoas sentadas atrás de uma mesa. Na mesa, lê-se Famurs. São sete pessoas sentadas. Elas são as autoridades do evento. Atrás e acima delas, há um telão com a identidade visual do evento.
- especializacao alimentos