Projeto da Uergs promove lives que tornam acessíveis temas relacionados à Biotecnologia
Publicação:

Devido à falta de informações acessíveis, que tratem de temas relacionados à biotecnologia, discentes, estudantes e egressos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Santa Cruz do Sul idealizaram o projeto BiotecLives. A iniciativa visa construir um espaço de diálogos, que faça com que o conhecimento científico da área torne-se disponível a qualquer pessoa interessada. As lives são transmitidas nas segundas-feiras, às 19h, na página do Núcleo de Bioinformática e Biotecnologia (NBB) da Universidade.
A cada encontro, um novo tema é discutido, tendo a participação de um palestrante convidado e de um membro do NBB como mediador. Os assuntos são escolhidos a partir da sugestão da equipe organizadora. Após as transmissões, a gravação fica disponível na página do grupo.
O professor Alexandro Cagliari, que coordena a ação, fala da importância de se popularizar projetos que busquem tornar a ciência acessível a toda população. Ele comenta que o conhecimento científico, por exemplo, é uma das ferramentas que podem auxiliar no combate às fake news. “Iniciativas que promovam a divulgação científica devem ser difundidas e estimuladas em todas as áreas de conhecimento. A população precisa que a ciência esteja presente em suas vidas de uma forma clara, direta e em linguagem acessível”, conclui.
Mais notícias
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.