Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Projeto Estratégico Uergs 20+

Foto corida. Prédio com inúmeras janelas enfileiradas e parede de tijolos à vista. Ao lado direito, lê-se Projeto Estratégico Uergs 20 mais.
O Uergs 20+ é composto por 70 projetos agrupados em três áreas estratégicas.

O Projeto Estratégico Uergs 20+ propõe um rearranjo institucional e a ampliação dos serviços prestados, em sintonia com a Política Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia.

Objetivo: Promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, em sintonia com a Política Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Sobre o projeto

O Uergs 20+ é composto por 70 projetos agrupados em três áreas estratégicas identificadas como portadoras de futuro: energia e mobilidade; recursos naturais e sistemas alimentares; espaços digitais e sistemas produtivos.

A proposta começou a ser construída em setembro do ano passado, por uma comissão especial designada pelo reitor Leonardo Beroldt e coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Rafael Haag.  O trabalho envolveu cerca de 30 profissionais de diferentes áreas, divididos em grupos de acordo com as áreas estratégicas e eixos norteadores, que elaboraram projetos e aprimoraram iniciativas que já estavam em andamento tanto na Uergs quanto na Cientec. Esse é um projeto ainda em construção, que inicialmente busca responder às necessidades da área de Ciências Exatas e Engenharias, pouco desenvolvida na Universidade em função das dificuldades em investimentos.

A elaboração do projeto foi orientada por uma visão de longo prazo em que a Universidade se reposiciona como protagonista em ações inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul. Além disso, com o Uergs 20+, a Universidade propõe que o Estado diversifique sua matriz produtiva, incentivando novos arranjos baseados numa economia de produtos mais complexos e tecnológicos.

Confira abaixo o projeto na íntegra:

Arquivos anexos

Conteúdos relacionados

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul