Sobre a Uergs
A Uergs é uma universidade pública estadual, fundada em 2001. Suas 23 unidades universitárias compõem 7 campi regionais.
Oferta cursos gratuitos de graduação (bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Ciências Exatas e Engenharias; e Ciências da Vida e do Meio Ambiente. Também promove diversificadas atividades de extensão, com caráter educativo, cultural e científico (como cursos, eventos, oficinas), contribuindo para a integração e a troca de conhecimento com as comunidades.
Metade das vagas da graduação é reservada para pessoas economicamente hipossuficientes (incluindo as negras e indígenas, com base nos dados do IBGE para o estado gaúcho), e 10% são para pessoas com deficiência.
Com o Projeto Estratégico Uergs 20+, a Uergs ampliará a sua atuação para a prestação de serviços e de soluções inovadoras que contribuirão para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul. Essa é uma proposta de longo prazo, iniciada em 2020, e que se constitui em três áreas estratégicas: energia e mobilidade; recursos naturais e sistemas alimentares; espaços digitais e sistemas produtivos.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032 da Uergs foi construído coletivamente com a sua comunidade universitária e trata-se de um documento estratégico para a tomada de decisões. As suas diretrizes norteadoras formam o Mapa Estratégico da Uergs, agrupadas em três grandes eixos de atuação: 1) Formar com qualidade; 2) Inovar e desenvolver; e 3) Integrar e incluir socialmente.
Nossa Identidade Institucional
Promover o desenvolvimento regional sustentável e inclusão social, por meio da formação humana, ética e profissional, gerando, atuando e difundindo conhecimentos, tecnologias, cultura e inovação, com ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão.
Ser uma universidade de referência, inovadora e agregadora, reconhecida pela sociedade como uma instituição relevante ao desenvolvimento regional com foco nos aspectos: humano, científico, ambiental, econômico e tecnológico.
- Liberdade e pluralidade de pensamentos;
- Educação e respeito aos direitos humanos;
- Consciência ética e responsabilidade socioambiental;
- Democracia e cidadania;
- Inclusão, diversidade e equidade;
- Integração, cooperação e criatividade;
- Excelência acadêmica;
- Eficiência na aplicação de recursos públicos, em prol da sociedade gaúcha.
Nossas origens
A Uergs foi pioneira na reserva de vagas discentes para a graduação, um diferencial da Universidade, bem como sua estrutura multicampi, que a permitiu se inserir em diversas regiões do Rio Grande do Sul e a oportunizar o acesso ao ensino superior público a variadas classes sociais.
A mobilização estudantil a favor da criação de uma universidade estadual foi intensificada no final dos anos 80 e incentivou a adesão de outras categorias, como a de professores de universidades privadas e do movimento sindical. Alguns estudos foram realizados durante os anos 90 e projetos para a viabilização da universidade foram submetidos à aprovação da Assembleia Legislativa do estado. Mas foi só em 2001, após um amplo debate com a sociedade gaúcha, ocorrido em 22 audiências públicas, que o Projeto de Lei que autoriza a criação da Uergs é aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa.
A partir desse ato, em 10 de julho de 2001 é publicada a Lei nº 11.646 que autoriza o Poder Executivo a criar a Uergs, e em 8 de outubro de 2001 a emissão de sua Escritura concretiza a sua criação.
Saiba mais sobre a história da Uergs, conquistas e fatos mais relevantes acessando o seu Memorial.