Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Serviços

Desenho colorido. Um mulher sentada sobre livros com um notebook sobre as pernas.
Serviços - Foto: Ascom/Uergs

1. Acesso à Internet

Possibilidade de acesso à internet, com finalidade acadêmica, nos computadores das bibliotecas da Uergs.

2. Catalogação na publicação

Elaboração e revisão da ficha catalográfica de livros e periódicos editados por docentes, bem como dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Graduação e Pós-Graduação de discentes da Uergs.

3. Consulta local 

Consulta ao material bibliográfico dentro do ambiente das bibliotecas. Serviço disponível para docentes, discentes, funcionários(as) do corpo técnico e de apoio administrativo e para a comunidade em geral.

4. Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é pessoal e intransferível e é realizado mediante apresentação de comprovante de vínculo com a Uergs, acompanhado de um documento de identidade com foto.

5. Empréstimo entre bibliotecas

O Empréstimo entre Bibliotecas permite obter materiais de outras bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Uergs para empréstimo. Caso o material físico não exista na biblioteca de origem do(a) usuário(a), este poderá solicitar o título a qualquer biblioteca do Sistema, que será enviado por malote.

6. Empréstimo entre bibliotecas conveniadas

A Biblioteca Central possui convênios com bibliotecas de outras instituições de Ensino e Pesquisa a fim de promover o serviço de empréstimo entre bibliotecas.

As bibliotecas conveniadas pertencem a:

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

2. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);

3. Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço disponível apenas para discentes e docentes da Biblioteca Central e mediante disponibilidade, já que é um serviço especial e as normas são de acordo com a Instituição a qual o material é solicitado.

7. Empréstimo especial

É considerado empréstimo especial o empréstimo de obras de “consulta local”, a serem utilizadas em sala de aula. O empréstimo especial poderá ser feito por um período de 4h. Serviço disponível somente para os docentes da Uergs.

8. Levantamento bibliográfico

O levantamento bibliográfico consiste no auxílio à pesquisa em várias bases de dados e acervos de outras instituições por assuntos solicitados por docentes, discentes e funcionários(as) do corpo técnico e de apoio administrativo.

9. Orientações sobre as Normas da ABNT

Orientações sobre normalização dos trabalhos acadêmicos elaborados por docentes, discentes e funcionários(as) do corpo técnico e de apoio administrativo são realizadas por bibliotecários(as) regionais e/ou da Biblioteca Central.

10. Reservas e renovações de empréstimos

As reservas e renovações devem ser realizadas preferencialmente através do Software Gnuteca, mas os(as) usuários(as) podem contatar as bibliotecas, por e-mail ou pessoalmente, caso o software esteja indisponível. Lembramos que a partir do momento que a obra é reservada ela deixa de ter seu empréstimo renovado.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul