Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Artigo: A aniversariante e o Projeto Uergs 20+

Publicação:

Foto colorida. À esquerda, o reitor, homem de meia-idade, branco, com cabelos grisalhos, usa óculos de grau, terno e gravata em tom cinza com camisa branca, e máscara de proteção facial. À direita, a vice-reitora, mulher de meia-idade, branca, de cabelos castanhos claros na altura do ombro, usa blaser e blusa pretos, e máscara de proteção facial.
Reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e a vice-reitora, Sandra Lemos.
Por Sandra Lemos, vice-reitora da Uergs.

Qualquer amor já seria um pouquinho de saúde para dar um descanso na loucura, já dizia o personagem Riobaldo, em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Parafraseando o autor, dizemos que uma boa notícia diante do cenário pandêmico, no qual estamos imersos, é capaz de reacender a chama da esperança em novos amanheceres. Sobretudo, em se tratando da notícia da instalação definitiva da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em área condizente com a de um Campus Central com Reitoria e, mais ainda, com a possibilidade de incorporar o patrimônio da Cientec. Essa é, sem dúvida, algo muito além de uma ótima notícia! Estamos, sim, presenciando o resultado de muito empenho, trabalho colaborativo, dedicação e compromisso, que envolveu muitas pessoas e instituições, que possibilitaram estabelecer as bases para um futuro próspero, tanto para a Universidade quanto para o Estado do Rio Grande do Sul.

Tal feito é ainda mais especial quando acontece na semana em que a Uergs comemora 20 anos de existência. São 20 anos difundindo conhecimentos pelo estado do Rio Grande do Sul, produzindo pesquisa, atividades de extensão e formando recursos humanos qualificados. Nesses 20 anos, à custa de muito esforço e dedicação do seu quadro (diminuto) de funcionários – pouco mais de 40% do quadro indicado na Lei nº 13.968/2012 –, além de estrutura precária e orçamento deficitário, formamos mais de seis mil licenciados, engenheiros, tecnólogos, gestores ambientais, biólogos, agrônomos e mestres.

Em meio à elaboração que estamos realizando do nosso novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022 – 2032), pesquisas recentes com nossos alunos (discentes e egressos) corroboram a qualidade da nossa Universidade: 75% é o percentual dos que consideram a UERGS como sendo de alta satisfação; 66% escolhem a Uergs por ser instituição pública e ter curso na área de interesse. A indicação de que a qualidade do corpo funcional, bem como a relação estabelecida entre alunos e professores, é apontada como diferencial da Universidade para 60% dos 1.384 respondentes.

 Ao longo de sua existência, a Uergs vem empenhando muitos esforços na otimização dos seus escassos recursos para ofertar, de forma qualificada, uma formação de excelência, tanto no que tange à graduação, quanto na pós-graduação. Atualmente, ofertamos 43 cursos de graduação, cinco mestrados e 100 especializações. Todo o esforço empreendido tem conseguido manter a Universidade na faixa 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), indicador que avalia a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) em uma escala de 1 a 5. Salienta-se que apenas 20,5% das IES do país encontram-se nas faixas superiores (4 ou 5). Em 2020, tivemos o nosso curso de Engenharia da Computação – ofertado na Unidade em Guaíba – reconhecido como o melhor curso do Brasil, por meio do Conceito Preliminar do Curso (CPC/MEC), ficando em 1º lugar entre as 178 instituições avaliadas.

É consenso que as universidades produzem a partir da atividade criadora dos grupos de especialistas que nelas trabalham cooperativamente. Nesse sentido, nossa Universidade é privilegiada por ter mais de 80% do seu quadro de mestres e doutores. A “inteligência universitária” é capaz de alta produtividade em Ensino, Pesquisa e Extensão. Há algum tempo, nossos professores vinham construindo alternativas que possibilitassem ampliar o escopo da oferta de serviços à sociedade gaúcha. O vínculo e a parceria estreitada com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), permitiu avançar nas questões estratégicas, tecnológicas e de inovação, entendidas como necessárias para o desenvolvimento da Universidade e como um modo de posicionar a Uergs em novo patamar de reconhecimento frente às oportunidades ofertadas pelas áreas tecnológicas transversais estratégicas.  Foi então que surgiu o Projeto Uergs 20 +, reafirmando o posicionamento de nossa Universidade como instrumento do Estado para a execução de políticas públicas de Inovação, tendo como ponto de partida a destinação do patrimônio da Cientec à Universidade. 

Muito além de um projeto, o Uergs 20+ é um conceito que, uma vez desenvolvido e operacionalizado em articulação com as três grandes áreas de conhecimento da Universidade – Humanas, Ciências e Exatas e Vida e Meio Ambiente –, posicionará a Uergs como Universidade do século XXI.

Nossa UERGS está à altura dos desafios do presente para construir um belo futuro”. Essa fala do governador Eduardo Leite em um dos eventos promovidos pela Uergs, em julho de 2020, era o pré-anúncio do que estava por vir e que agora se concretiza. Por isso, essa ótima notícia merece muitas celebrações! Vida longa à aniversariante e ao projeto Uergs 20+!


 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul