Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Formas de Ingresso

Como estudar na UERGS

Enem - Ingresso 2024

Para ingressar nos cursos de graduação da Uergs em 2024, o(a) candidato(a) deve realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano corrente ou participar com a nota obtida no Enem em um dos últimos 5 anos. As vagas disponíveis podem ser encontradas em uergs.edu.br/ingresso2024.

Processo Seletivo Simplificado

Seleção complementar para o preenchimento de vagas remanescentes de processos anteriores, utiliza como forma de classificação as médias aritméticas das notas dos três anos de Português e Matemática obtidas no Ensino Médio, ou das notas de exames de certificação, não sendo necessária a realização de provas específicas. 

Sisu

Nas seleções pelo SiSU, era necessário ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e se inscrever no SiSU (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação) no primeiro semestre.

Processos Seletivos Complementares via Enem

A Uergs disponibilizou editais complementares para provimento das vagas remanescentes da seleção via Sisu. Nestas seleções, puderam ser utilizadas as notas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), definidas em editais específicos.

Mobilidade Acadêmica Externa

Para vagas remanescentes, existe ainda a possibilidade de ingressar por meio de Mobilidade Acadêmica Externa. Neste caso, os interessados devem aguardar a publicação do Edital em que são oferecidas vagas para reingresso, transferência externa e ingresso de diplomados.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul