Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Rematrículas

NOVOS PRAZOS:

  • Solicitação de trancamento total de matrícula: até 19 de agosto
  • Cancelamento de matrícula em disciplina: de 1º de agosto a 3 de dezembro - Ao fazer o cancelamento, o aluno(a) deverá se manter matriculado(a) em duas disciplinas no mínimo, para manter o vínculo com a Uergs.

Ambos os procedimentos devem ser feitos pelo aluno(a) no Portal do Aluno. Essas informações e outras importantes para a vida acadêmica podem ser encontradas no Guia Acadêmico 2022.

Os prazos alterados costam na Resolução do Reitor nº 004/2022.

 

Processo de Rematrícula 2022/2

A partir de 12 de julho, está aberto o período de rematrícula na graduação para o semestre 2022/2. Além disso, também estarão disponíveis as opções de destrancamento e trancamento total de matrícula e quebra de pré-requisitos. Os procedimentos são online e devem ser realizados pelo corpo estudantil no Portal do Aluno. 

O processo de rematrícula  ocorre em duas etapas: primeiro, a pré-matrícula nos componentes curriculares, entre os dias 13 e 18 de julho; em seguida, o ajuste de matrícula, de 23 a 27 de julho. As datas podem ser consultadas no Calendário Acadêmico.

As aulas do segundo semestre letivo terão início em agosto, no formato de Ensino Presencial. As orientações sobre este novo Regime de atividades estudantis e a retomada gradativa do atendimento presencial na Universidade devem ser consultadas na  Resolução Consun n° 02/2022.

Mais informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail da secretaria das unidades universitárias ou com a Coordenadoria de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico (Decor).

 

Confira todos os prazos relacionados à rematrícula:

2 a 26/7 - Solicitação de destrancamento de matrícula (discentes)

12 a 19/8 - Solicitação de trancamento total de matrícula (discentes) - PRAZO NOVO!

13 a 18/7 - Pedidos de quebra de pré-requisitos (discentes)

14 a 19/7 - Pré-matrícula nos componentes curriculares do curso ou equivalentes para os quais já se tem pré-requisitos (discentes)

22/7 - Processamento e confirmação de matrícula nos componentes curriculares solicitados conforme critérios de priorização (Decor)

23 a 27/7 - Ajustes de matrículas nos componentes curriculares com vagas disponíveis, solicitação de quebra de pré-requisito e matrícula em outro curso ou unidade (discentes)

29/7 - Processamento e confirmação de matrícula nos componentes curriculares com vaga remanescente, conforme critérios de classificação e vagas disponíveis (Decor)

Arquivos anexos

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul