Uergs contrata duas analistas intérpretes de Libras que realizaram concurso em 2018
Kelen e Mayssa foram nomeadas em maio e já estão atuando em ações voltadas às pessoas surdas que integram a comunidade universit
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A Uergs recebeu recentemente duas analistas tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras que ingressaram na Universidade por meio de concurso público. Kelen Dolejal e Mayssa Rodrigues estão atuando na Coordenadoria de Qualificação Acadêmica, um setor vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Uergs.
As duas analistas assinaram a admissão no dia 19 de maio, após um longo período desde a realização do concurso, em 2018, pois o certame teve sua validade prorrogada e depois suspensa em razão da Pandemia de Covid-19, em 2020, e da enchente de 2024. Por fim, a vigência do concurso se estendeu até o dia 12 de abril.
Além dos contratempos que impactaram na vigência do concurso, a nomeação das duas candidatas exigiu um esforço extra do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Uergs, pois a autorização para as contratações foi assinada pelo Governador às 21h52 do dia 11 de abril de 2025, uma sexta-feira, às vésperas do prazo final para a nomeação das candidatas.
“Foi necessário fazer as convocações no sábado, dia em que habitualmente não há expediente na Reitoria, contatando os candidatos um a um e solicitando resposta formal para que se pudesse convocar o próximo da lista, respeitando a ordem de classificação, até que se conseguisse manifestação de aceite para as duas vagas”, conta a chefe do Setor de Ingresso e Acompanhamento da Uergs, Talita Corrêa.
De acordo com Talita, o edital do Concurso Público nº 02/2018 previa uma vaga, mas a Universidade solicitou a ampliação para duas, de acordo com o previsto na Lei nº 13.968/2012 para o emprego de Analista: Tradutor e Intérprete.
Kelen, aprovada em primeiro lugar no concurso, aguardava ansiosa pela convocação. Já Mayssa não esperava que pudesse ser chamada para a vaga e conta que recebeu com surpresa e alegria o contato do DRH da Uergs. “Fiquei tão feliz que mal consegui dormir naquela noite”, conta Mayssa.
Agora, Kelen e Mayssa estão atuando junto à Coordenadoria de Qualificação Acadêmica em ações no âmbito do desenvolvimento da Política de Ações Afirmativas da Uergs e no contato com as pessoas surdas que estudam na Universidade. As duas planejam também oferecer um curso básico de formação em Libras para a comunidade universitária da Uergs.
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- Ana Carolina Tramontina
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.
- Foto de uma mesa de madeira clara, sobre a qual há um notebook aberto exibindo a página de "Extensão" do site da Uergs. No topo da página, vê-se o logotipo da Uergs. Abaixo do título “Extensão”, há diversos botões cinza com links organizados em uma grade, contendo termos como "Pré-Relatório de Extensão", "Cursos e Eventos", "Programas e Projetos", "Resoluções e Atos Normativos", entre outros. Ao lado direito do notebook, há um vaso grande com uma planta verde exuberante. Do lado esquerdo, há um par de óculos, dois cadernos empilhados e uma caneta sobre uma folha de papel. Também estão visíveis um marca-texto roxo e um recipiente branco pequeno, além de um porta-canetas branco contendo algumas canetas coloridas. Ao fundo, vê-se um espaço desfocado com móveis e outras plantas.