Sustentabilidade como caminho: a atuação da Uergs
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Por: Ana Carolina Tramontina - coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante relembrar que a sustentabilidade e a proteção do planeta vão muito além da conservação dos recursos naturais – são um compromisso com todas as formas de vida, e defender o meio ambiente é também defender a dignidade humana.
A sustentabilidade deve ser encarada como um projeto amplo, que visa a justiça social, a equidade e o reconhecimento de que não há possibilidade de um futuro sem que sejam respeitados os limites do planeta e os direitos das pessoas.
Em um cenário crítico de crise climática, em que a desinformação tem sido utilizada para enfraquecer ainda mais as políticas e ações de proteção ambiental, é essencial que as instituições de ensino firmem seu papel como geradoras e disseminadoras de conhecimento comprometido com a ciência, a verdade e a justiça.
Ao longo de sua trajetória, a Uergs, como uma universidade pública com importante inserção territorial, vem atuando de forma consistente para cumprir com o compromisso assumido desde a sua criação: contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social nas diferentes regiões do estado. A atuação integrada de docentes, corpo técnico e discentes tem sido fundamental no processo de criação e fortalecimento de projetos e programas com foco na busca de soluções para os desafios socioambientais da nossa época.
Entre os exemplos dessa atuação, é importante citar e destacar o Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, criado em 2016 e sediado na Uergs Hortênsias, em São Francisco de Paula. Com caráter interdisciplinar, o curso reúne docentes de diferentes Unidades da Uergs, promovendo pesquisas que se estendem por diversas regiões do Estado e que já resultaram na formação de mais de 120 mestres. Os projetos e produtos desenvolvidos no âmbito do mestrado refletem a complexidade e as múltiplas dimensões da sustentabilidade, abordando temas como energias renováveis, educação ambiental, justiça social e climática, agroecologia, conservação da biodiversidade, gestão de resíduos e saúde ambiental, respondendo a demandas concretas da sociedade, em articulação com comunidades e instituições públicas.
Para além do mestrado, os docentes e o corpo técnico da Uergs têm desenvolvido uma série de ações e projetos em diferentes municípios, refletindo o compromisso da Instituição com o desenvolvimento regional sustentável e reforçando o papel da Universidade como agente de transformação. E esse trabalho coletivo vem recebendo crescente reconhecimento externo. A Uergs foi certificada em todas as edições do “Selo ODS Educação”, promovido pelo Instituto Selo Social: três projetos foram certificados em 2022, nove em 2023 e dezesseis em 2024. As ações certificadas abordam temas como saneamento básico, hortas urbanas, economia circular, formação de professores, educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apoio a populações vulnerabilizadas, mudanças climáticas, inclusão social, entre outros.
A Uergs também avança na incorporação da sustentabilidade em sua gestão interna, visando a construção de práticas alinhadas à Agenda 2030 e a ampliação de seu compromisso para além do ensino, pesquisa e extensão. É ainda um movimento em consolidação, que busca integrar a sustentabilidade nas dinâmicas administrativas, contribuindo para que os princípios que orientam a formação acadêmica se reflitam na cultura institucional.
Reforçando a sua atuação, a Universidade integra a Regies – Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável. Essa articulação interinstitucional possibilita a construção coletiva de estratégias para a promoção da sustentabilidade no Ensino Superior, ampliando a contribuição da Uergs para o desenvolvimento sustentável em escala regional.
Neste 5 de junho, escrevo com a certeza de que a sustentabilidade é o único caminho possível para a construção de um futuro justo e seguro. Como instituição pública, inclusiva e presente em diversos municípios do Rio Grande do Sul, a Uergs segue comprometida com essa trajetória através da formação de pessoas, da produção de conhecimento e da atuação concreta junto às comunidades. Através desse compromisso, a Universidade reafirma seu papel na busca por respostas aos desafios do presente e na construção de um amanhã que respeite a vida e ofereça dignidade para todos.
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- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.