Cine Ciência promove live sobre sustentabilidade baseada no filme “O menino que descobriu o vento”
Publicação:
O projeto Cine Ciência lançou um novo formato para este ano. A partir deste mês, ocorrerão diversas lives com especialistas convidados que discutirão sobre temas ligados à sustentabilidade e abordados em obras consagradas do cinema. Nesta quinta-feira (30), ocorrerá uma live sobre meio ambiente inspirada no filme “O menino que descobriu o vento”. Especialistas das áreas de Biologia, Geografia e Física falarão sobre clima, escassez de água e geopolítica. A live terá início às 19h pelo YouTube da Uergs.
O Cine Ciência foi idealizado em 2018, na Uergs em Bento Gonçalves, com o objetivo de promover discussões sobre temas da área científica de uma forma atraente para o público em geral, a partir da exibição de filmes consagrados pela crítica. No formato original, o projeto era itinerante, com a exibição dos filmes em escolas públicas seguidas de debates. Para se adaptar ao novo contexto decorrente da pandemia de coronavírus, o projeto migrou para o digital: ganhou uma conta no Instagram e as lives serão transmitidas pelo canal da Uergs no YouTube.
“Possivelmente iremos perder em relação à possibilidade de reproduzir o filme no evento e também em relação ao público, predominantemente de jovens e crianças de escolas públicas, mas temos o ganho em potencial de abranger um público muito maior e diversificado. Nesta mesma linha, optamos por realizar o projeto em parceria e hoje temos organizadores das unidades de Bento Gonçalves e Caxias, com um bolsista também de Encantado”, avalia a professora Betina Magalhães, coordenadora do projeto.
No Instagram @cine.ciencia é feita a divulgação de conteúdos sobre ciência e sua relação com os filmes que estarão em discussão nas lives. De acordo com os organizadores, o público poderá assistir ao filme antes da live, mas isso é opcional.
“O projeto espera levar para mais pessoas o conhecimento científico sobre temas atuais e cotidianos por meio de uma escolha cuidadosa dos temas e dos filmes apresentados, assim como dos palestrantes, sejam professores da Uergs ou especialistas externos convidados”, explica Betina.
Os convidados para a live desta quinta-feira (30) são Fabio Maciel, professor de Biologia da Uergs, e Clódis Filho, professor de Geografia da Ufrgs e ex-professor da Uergs. A mediação será feita por Jacinto Esteves, professor de Física da Uergs.
Próximas lives
O tema central para as lives de 2020 será a Sustentabilidade, como forma de abordar algumas metas da Plataforma Agenda 2030 no Brasil e por estar em consonância com assuntos de importância global.
As próximas lives tratarão dos sistemas sustentáveis de produção e consumo de alimentos, além de questões de Gênero e Racismo na Ciência. Os filmes inspiradores para essas discussões possivelmente serão "O Poço" (com live prevista para o dia 30 de setembro) e "Estrelas Além do Tempo" (com live prevista para o dia 25 de novembro).
Mais notícias
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.
- Vitor Matheus de Cordova Oliveira ingressou este ano no curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta.
- Imagem notícia Mestrado e Doutorado PPGEd
- Noticia Encontro Reitoria