Cine Ciência promove live sobre sustentabilidade baseada no filme “O menino que descobriu o vento”
Publicação:
O projeto Cine Ciência lançou um novo formato para este ano. A partir deste mês, ocorrerão diversas lives com especialistas convidados que discutirão sobre temas ligados à sustentabilidade e abordados em obras consagradas do cinema. Nesta quinta-feira (30), ocorrerá uma live sobre meio ambiente inspirada no filme “O menino que descobriu o vento”. Especialistas das áreas de Biologia, Geografia e Física falarão sobre clima, escassez de água e geopolítica. A live terá início às 19h pelo YouTube da Uergs.
O Cine Ciência foi idealizado em 2018, na Uergs em Bento Gonçalves, com o objetivo de promover discussões sobre temas da área científica de uma forma atraente para o público em geral, a partir da exibição de filmes consagrados pela crítica. No formato original, o projeto era itinerante, com a exibição dos filmes em escolas públicas seguidas de debates. Para se adaptar ao novo contexto decorrente da pandemia de coronavírus, o projeto migrou para o digital: ganhou uma conta no Instagram e as lives serão transmitidas pelo canal da Uergs no YouTube.
“Possivelmente iremos perder em relação à possibilidade de reproduzir o filme no evento e também em relação ao público, predominantemente de jovens e crianças de escolas públicas, mas temos o ganho em potencial de abranger um público muito maior e diversificado. Nesta mesma linha, optamos por realizar o projeto em parceria e hoje temos organizadores das unidades de Bento Gonçalves e Caxias, com um bolsista também de Encantado”, avalia a professora Betina Magalhães, coordenadora do projeto.
No Instagram @cine.ciencia é feita a divulgação de conteúdos sobre ciência e sua relação com os filmes que estarão em discussão nas lives. De acordo com os organizadores, o público poderá assistir ao filme antes da live, mas isso é opcional.
“O projeto espera levar para mais pessoas o conhecimento científico sobre temas atuais e cotidianos por meio de uma escolha cuidadosa dos temas e dos filmes apresentados, assim como dos palestrantes, sejam professores da Uergs ou especialistas externos convidados”, explica Betina.
Os convidados para a live desta quinta-feira (30) são Fabio Maciel, professor de Biologia da Uergs, e Clódis Filho, professor de Geografia da Ufrgs e ex-professor da Uergs. A mediação será feita por Jacinto Esteves, professor de Física da Uergs.
Próximas lives
O tema central para as lives de 2020 será a Sustentabilidade, como forma de abordar algumas metas da Plataforma Agenda 2030 no Brasil e por estar em consonância com assuntos de importância global.
As próximas lives tratarão dos sistemas sustentáveis de produção e consumo de alimentos, além de questões de Gênero e Racismo na Ciência. Os filmes inspiradores para essas discussões possivelmente serão "O Poço" (com live prevista para o dia 30 de setembro) e "Estrelas Além do Tempo" (com live prevista para o dia 25 de novembro).
Mais notícias
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.