Estudantes de Bento Gonçalves criam cartilha para crianças com informações sobre o coronavírus

Cartilhas para crianças foram distribuídas em uma ação conjunta com a Prefeitura de Bento Gonçalves. - Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Bento Gonçalves está desenvolvendo um projeto de divulgação de informações sobre a Covid-19. O “Alô, Alô, Humano” começou com a publicação de conteúdos sobre o tema na página do projeto no Instagram, no início de abril. Logo em seguida, o grupo firmou uma parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves e, recentemente, distribuiu cartilhas produzidas pelos estudantes para crianças de uma comunidade carente da cidade.

“O projeto Alô, Alô, Humano foi desenvolvido como um novo canal de informações, abordando conteúdos científicos com o propósito de melhorar a relação entre a humanidade e o nosso planeta. Em uma situação de pandemia, percebeu-se a necessidade de priorizar a veiculação de conteúdo científico relacionado ao novo Coronavírus e à Covid-19”, conta a estudante Gabriela Balzan.

Antes da publicação, os conteúdos são verificados por um grupo de professores do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, pois o intuito principal do projeto é, além de facilitar o acesso à ciência, divulgar somente notícias verídicas e combater as "fake news".

A partir da percepção de que parte da população não possui acesso a redes sociais, os estudantes resolveram confeccionar materiais impressos, como a cartilha para crianças como forma de informar e entreter. O material apresenta informações sobre as formas de contaminação por coronavírus e sobre os cuidados para a prevenção.

O grupo que coordena o projeto é formado pelos estudantes Bernardo Del Castel, Gabriela Balzan, Giulia Rossler, Júlia Fiorin, Milena Barboza, Milena Fiorin e Victória Sávio, com a orientação do professor Fábio Luis Maciel.

Iniciativa é de um grupo de estudantes de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Uergs em Bento Gonçalves.

Por:  Daiane de Carvalho Madruga