Unidades da Uergs desenvolvem ações de suporte ao comércio de suas regiões durante a pandemia
Publicação:
Promover o desenvolvimento regional é um dos principais compromissos da Uergs, e em um momento de crise como o causado pela pandemia do novo coronavírus, a atuação da Universidade se faz ainda mais importante para as regiões onde está inserida. Pensando nisso, algumas unidades universitárias têm prestado suporte e consultoria a empresas e produtores locais que estão enfrentando dificuldades para seguir com suas atividades durante o período de isolamento social.
Uma das consequências da pandemia do novo coronavírus é o impacto econômico que tem atingido as pequenas e médias empresas e os produtores que trabalham com a agricultura familiar. Muitos trabalhadores dessas áreas não possuem recursos suficientes para se manter em períodos de grande crise financeira e encontram dificuldades para se adequar ao novo cenário. Sensível à situação, a comunidade da Uergs tem se mobilizado para auxiliar essas pessoas por meio de formações e construção de planos de marketing.
As tecnologias digitais têm sido as principais ferramentas para a continuidade e divulgação dos negócios durante o período de pandemia. As iniciativas protagonizadas pela Uergs têm incentivado o uso desses recursos, por meio da promoção de ações para que as pessoas se familiarizem com os canais digitais e do desenvolvimento de planos de comunicação que promovem capacitação e alternativas de negócio para que a economia local se fortaleça.
Para o reitor da Universidade, Leonardo Beroldt, as ações da Uergs junto a grupos de agricultores familiares e micro e pequenos empreendedores servem como uma qualificação para as atividades destes que são importantes agentes econômicos do estado.
“Esta qualificação também inclui a construção de redes locais de comercialização, contribuindo para a valorização das economias do lugar, para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de um desenvolvimento com enraizamento regional. Este é o papel social da Extensão Universitária”, comenta.
Conheça as ações das Unidades da Uergs que têm promovido o apoio ao comércio local durante a pandemia:
A Unidade em Encantado está auxiliando as agroindústrias do Arranjo Produtivo Local (APL) — conjunto de agroindústrias que, em uma mesma localidade, constroem vínculos de cooperação com produtos semelhantes. As ações vão desde a divulgação dos produtos em redes sociais até a doação de máscaras e álcool em gel para que os agricultores possam entregar seus produtos com segurança.
Em Sananduva, os esforços se concentram, principalmente, nas áreas de inovação e marketing digital. Na Unidade, estudantes e docentes do curso de Administração criaram a Empresa Júnior Conceitu’s’ Assessoria, uma iniciativa que presta apoio e consultoria a produtores e pequenos comércios da cidade.
Já em Cachoeira do Sul, a Unidade lançou a versão online de sua Incubadora Social, que desde 2017 atuava presencialmente. O projeto oferece assessoria e consultoria a empresas da região que enfrentam dificuldades em se adequar às ferramentas virtuais, em meio à pandemia.
Em Tapes, está sendo desenvolvido um projeto que abrange os municípios do Vale do Taquari, por meio de uma parceria com a ONG Recanto da Folha. A iniciativa promove uma ação coletiva para familiarizar os agricultores da região com as redes sociais e tecnologias capazes de auxiliá-los no desenvolvimento de seus negócios e no fortalecimento de suas redes de produção durante a crise causada pela pandemia.