Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Unidades da Uergs confeccionam produtos de cuidado individual para auxiliar suas comunidades no enfrentamento à Covid-19

Publicação:

Cruz Alta confecciona máscaras para doar à população 4
Unidade da Uergs em Cruz Alta confeccionou 420 máscaras, que foram doadas à população.

Atualizada em 24/08/2020 - 16h33

Desde a divulgação das primeiras notícias sobre o novo coronavírus, que mostravam a disseminação acelerada do vírus, a preocupação com a falta de um medicamento capaz de imunizar a população fez com que os principais órgãos de saúde do mundo reforçassem a importância dos cuidados individuais. Em poucos meses, usar máscaras, andar sempre com álcool em gel e lavar as mãos com maior frequência tornaram-se os meios mais eficazes para se proteger da doença. Porém, dentro das discussões sobre as medidas de proteção, uma nova questão se apresentou: nem toda a população possui acesso a esses produtos básicos de higiene. 

Diante desse cenário, nos últimos meses a Uergs reuniu os esforços da comunidade universitária, mobilizando-se no enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19. Com a propagação do vírus pelo estado, diversas unidades da Universidade têm confeccionando máscaras artesanais, fabricado álcool em gel e sabão, e distribuído aos moradores em situação de vulnerabilidade social das regiões que sediam suas instalações.

Para a aquisição dos insumos utilizados na confecção dos produtos, as unidades estão contando com a mobilização da comunidade universitária e dos moradores de suas regiões, que voluntariamente colaboram com as iniciativas. Em São Luiz Gonzaga, estudantes da Uergs estão fabricando máscaras em casa, com o apoio de suas famílias. A Unidade também tem utilizado seu laboratório de ciência para a fabricação de álcool em gel, com alguns dos produtos utilizados na produção sendo comprados pelos próprios professores. Já na Unidade em Três Passos, foi desenvolvida e compartilhada nas redes sociais uma cartilha que traz recomendações técnicas para a confecção de máscaras.

A professora da Uergs em São Luiz Gonzaga Cláudia Ogeda, uma das docentes que está à frente da produção de álcool em gel na Unidade, fala da importância de a Universidade se fazer presente em momentos em que a sociedade necessita de seu apoio, e são importantes as ações de solidariedade e de cuidados com a comunidade em que a Universidade está inserida.

“Considerando o papel da Uergs de fomentar o desenvolvimento regional nos municípios em que está inserida, tivemos a ideia de fabricar 20 litros de álcool gel para entregar no Lar dos Idosos e na Secretaria de Saúde do município”, conta a professora. 

Em uma parceria com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Porto Alegre iniciou em abril a fabricação de sabão para distribuição a comunidades carentes. A iniciativa envolve jovens dos Centros da juventude Viamão e Cruzeiro.

Em Cruz Alta, a chefe da Unidade, Melissa Rodrigues, ao saber que o uso de máscaras na cidade seria obrigatório, teve a iniciativa de confeccionar e doá-las para a comunidade. Com a ajuda da professora Kelly de Moraes, confeccionaram 430 máscaras que foram disponibilizadas para a população por meio de um varal estendido em frente à Unidade. 

“É ajudar ao próximo. Acredito que, se cada um fizer um pouquinho, a gente vai passar mais rápido por essa pandemia ”, conclui Melissa.

Confira abaixo as Unidades da Uergs que estão produzindo sabão, álcool em gel e máscaras:

Produção de Sabão

Erechim

Porto Alegre

São Luiz Gonzaga

 

Produção de Álcool em Gel

Porto Alegre

São Luiz Gonzaga

 

Confecção de Máscaras

Bento Gonçalves

Cachoeira do Sul

Cruz Alta

Porto Alegre

São Luiz Gonzaga

Tapes

Três Passos

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul