Sict e Uergs lançam curso sobre a pandemia de Covid-19
Publicação:

No Dia Mundial da Educação, 28 de abril, a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) lançam o curso Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Prevenção em tempos de Covid-19. A formação integra o projeto Educar para Inovar, da Sict. O público-alvo são professores da Educação Básica e estudantes do Ensino Médio, mas o curso é aberto à comunidade em geral.
No dia posterior ao lançamento, na quarta-feira (29), às 13h, o secretário Luís Lamb, da Sict, o secretário Faisal Karam, da Secretaria de Educação (Seduc), e o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, farão uma transmissão ao vivo. Os assuntos tratados serão os que nortearão os módulos do curso, tais como: os aspectos biológicos da Covid-19, um resgate histórico das pandemias, as modelagens estatísticas para tomada de decisão e os aspectos da inovação, entre outros.
“Conhecimento, educação e decisões baseadas em evidências científicas são fundamentais no mundo de hoje. Considerando a atualidade socioeconômica e, em decorrência da crise que estamos vivendo, a secretaria e a Uergs uniram-se para desenvolver um curso sobre a pandemia de Covid-19, que tem como objetivo compartilhar informações sobre saúde, meio ambiente, inovação e prevenção”, afirmou Lamb, reforçando o entendimento de que o conhecimento tem cada vez mais relevância econômica.
O reitor da Uergs também ressalta que o conhecimento é a principal arma que a população tem para enfrentar a pandemia de coronavírus e outros desafios. “Em situações de crise, percebemos que ocorrem muitas inovações e avanços na ciência, na tecnologia e na educação. Promover este curso de formação para professores do Rio Grande do Sul e que poderá ser acessado por interessados de todo o país, é uma oportunidade de traduzir a linguagem específica e científica para toda a sociedade”, afirma.
De acordo com a pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Costa, momentos como este fortalecem ainda mais o papel da extensão universitária como propulsora do conhecimento - ensino e pesquisa - gerado nas instituições de Ensino Superior. “Neste momento em que estamos isolados, a extensão nos reaproxima da sociedade, nos ajuda a manter o foco, a dialogar com um público ainda mais amplo e, principalmente, a contribuir para a transformação que a sociedade tanto precisa: pautada verdadeiramente pelo conhecimento científico”, afirma.
Sobre o curso
O curso é composto por módulos independentes e auto-instrucionais, acessados por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento e serão realizadas lives semanais com os organizadores para o lançamento de cada módulo.
Cada fase vai apresentar atividades práticas baseadas em situações pedagógicas que orientem os professores e estudantes a realizar experimentos práticos tanto em ambientes virtuais como, posteriormente, em laboratório, despertando o potencial inovador e de descoberta de novas formas de despertar conhecimento.
Ao final de cada módulo, será fornecida certificação pela Uergs. Mais informações e o formulário de inscrição estarão disponíveis aqui.
Sobre o projeto Educar para Inovar da Sict
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, visa a transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva.
Texto: Daiane Madruga e Raiza Roznieski
Edição: Andielli Silveira
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs