Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Unidades da Uergs desenvolvem campanhas de solidariedade diante do crescimento da desigualdade social causado pela pandemia

Publicação:

Alimentos sendo entregues para indignas, em comunidade. Na foto há uma grande árvore no canto esquerdo da imagem. No lado direito, há dez moradores moradores e um cão parados. Os alimentos etão no chão, sobre um manto estendido.
Os alimentos arrecadados na ação desenvolvida pela Unidade de Tapes forma entregues para comunidades indígenas Mbya Guarani.

As principais recomendações para a prevenção à Covid-19 são os cuidados com a higiene pessoal e práticas como uma boa alimentação, o que contribui para o aumento da imunidade. São cuidados básicos e que deveriam ser parte do cotidiano de todas as pessoas. Mas, como muitos dados apontam, essa não é a realidade de grande parte da população brasileira. Diante disso, unidades universitárias da Uergs têm mobilizado as comunidades de suas regiões e construído redes de apoio para a arrecadação de alimentos e itens de higiene para distribuição à pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) aponta que, no primeiro trimestre de 2020, o país registrou mais de 40 mil internações decorrentes da falta de saneamento básico. Em outro estudo, divulgado em maio deste ano por uma agência humanitária ligada à ONU, a pandemia está encaminhando o Brasil de volta ao mapa da fome.

Essas situações motivaram Unidades da Uergs a auxiliar a população a enfrentar esse período e têm demonstrado a força da solidariedade na luta por igualdade social. 

Na Unidade em Tapes, o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Uergs e a  Associação Comunitária Recanto da Folha, que possui convênio com a Universidade, arrecadaram recursos financeiros para a compra de alimentos. Os produtos foram comprados de cooperativas agroecológica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e doados para comunidade indígenas Mbya Guarani.

Foram mais de 400 quilos de alimentos, que ajudaram 80 famílias, de seis aldeias localizadas no Centro Sul do estado. A professora Rafaela Printes, que coordenou a ação, fala sobre a importância da Universidade estar engajada em iniciativas como estas. “Entendo que o papel da Universidade é fomentar e fortalecer redes de ações solidárias e sustentáveis, como a que realizamos neste projeto de extensão, pois esta é nossa função social enquanto acadêmicos”, comenta. 

Em São Francisco de Paula, além de arrecadar alimentos e recursos para a população, a Unidade trabalhou na confecção de roupas especiais que foram entregues para os profissionais de saúde do município. Já em Cachoeira do Sul, foi realizada uma campanha de conscientização para promover a adesão das pessoas às iniciativas de doação.



Confira as Unidades que estão promovendo campanhas voltadas à doação de alimentos e itens de higiene e cuidados pessoais: 

 

Cachoeira do Sul

Erechim

Litoral Norte - Osório

Porto Alegre

São Francisco de Paula

Tapes 

Três passos

Conteúdos relacionados

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul