- Cachoeira do Sul
- Erechim
- Litoral Norte - Osório
- Porto Alegre
- São Francisco de Paula
- Tapes
- Três Passos
Unidades da Uergs desenvolvem campanhas de solidariedade diante do crescimento da desigualdade social causado pela pandemia
Publicação:
As principais recomendações para a prevenção à Covid-19 são os cuidados com a higiene pessoal e práticas como uma boa alimentação, o que contribui para o aumento da imunidade. São cuidados básicos e que deveriam ser parte do cotidiano de todas as pessoas. Mas, como muitos dados apontam, essa não é a realidade de grande parte da população brasileira. Diante disso, unidades universitárias da Uergs têm mobilizado as comunidades de suas regiões e construído redes de apoio para a arrecadação de alimentos e itens de higiene para distribuição à pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.
Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) aponta que, no primeiro trimestre de 2020, o país registrou mais de 40 mil internações decorrentes da falta de saneamento básico. Em outro estudo, divulgado em maio deste ano por uma agência humanitária ligada à ONU, a pandemia está encaminhando o Brasil de volta ao mapa da fome.
Essas situações motivaram Unidades da Uergs a auxiliar a população a enfrentar esse período e têm demonstrado a força da solidariedade na luta por igualdade social.
Na Unidade em Tapes, o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Uergs e a Associação Comunitária Recanto da Folha, que possui convênio com a Universidade, arrecadaram recursos financeiros para a compra de alimentos. Os produtos foram comprados de cooperativas agroecológica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e doados para comunidade indígenas Mbya Guarani.
Foram mais de 400 quilos de alimentos, que ajudaram 80 famílias, de seis aldeias localizadas no Centro Sul do estado. A professora Rafaela Printes, que coordenou a ação, fala sobre a importância da Universidade estar engajada em iniciativas como estas. “Entendo que o papel da Universidade é fomentar e fortalecer redes de ações solidárias e sustentáveis, como a que realizamos neste projeto de extensão, pois esta é nossa função social enquanto acadêmicos”, comenta.
Em São Francisco de Paula, além de arrecadar alimentos e recursos para a população, a Unidade trabalhou na confecção de roupas especiais que foram entregues para os profissionais de saúde do município. Já em Cachoeira do Sul, foi realizada uma campanha de conscientização para promover a adesão das pessoas às iniciativas de doação.
Confira as Unidades que estão promovendo campanhas voltadas à doação de alimentos e itens de higiene e cuidados pessoais:
Cachoeira do Sul
Erechim
Litoral Norte - Osório
Porto Alegre
São Francisco de Paula
Tapes
Três passos