Ação desenvolvida por professora da Uergs busca fortalecer laços familiares através de práticas músicas
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São muitas as preocupações que os órgãos de saúde têm tido com relação às consequências causadas pelo isolamento social. A falta de rotina e a necessidade de ficar em casa, para conter o avanço da pandemia, pode gerar efeitos psicológicos como estresse e ansiedade. Em razão disso, é recomendável buscar práticas que auxiliem a passar por este perído de maneira mais saudável. Umas das práticas possíveis para isso é o Projeto de extensão “Cantando, Tocando e Conversando: Práticas amorosas em família”, coordenado pela professora da Uergs em Montenegro Cristina Wolffenbüttel.
O projeto musical consiste em uma série de vídeos produzidos com a participação de estudantes do curso de Música da Uergs e disponibilizados no Youtube com temas relacionados à música e à literatura. São dicas de jogos que contribuem para o aprendizado musical, o ensino de cantigas, e dicas de leitura, que visam fomentar a interação e o fortalecimento de laços entre as pessoas interessadas.
Cristina explica que a ideia de construir o projeto veio de suas reflexões sobre o momento atual. Ela conta que estava em sua casa, pensando em seus alunos, e em como muitos poderiam ser afetados pelo distanciamento de suas famílias, durante a quarentena. Então, ao recordar-se de sua infância, onde sua família se reunia para compartilhar histórias e cantar juntos, decidiu criar um projeto que estimule esse tipo de troca entre as famílias. Convidou seus alunos para se integrarem à ação, e juntos estruturaram a ideia.
“A família é tudo o que temos. Não importa a configuração desta família, tampouco se é pequena ou grande. Família é tudo! Nesse sentido, fortalecer os laços de família, em qualquer que seja o momento histórico em que estamos, é importantíssimo para nossa saúde física e mental’, comenta Cristina.
No primeiro vídeo a professora explica o objetivo do projeto e convida os interessados a pensar a importância da música. Ao destacar a construção de relações afetivas, com uma flauta doce, Cristina finaliza o vídeo apresentando a canção Greensleeves, uma música do final da Idade Média.
Os vídeos são elaborados por cada discente e, depois de gravados, são compartilhados com os demais, para que cada um possa opinar sobre as produções. “Os roteiros foram criados pelos estudantes, deixando-os livres para criarem, a partir do objetivo básico do projeto: compartilhar momentos de amor com as famílias, a partir do que fazemos e amamos, ou seja, a música e a literatura”, explica a professora.
Inicialmente, o projeto seria desenvolvido até o mês de junho, porém, Cristina não descarta a ideia de seguir com a ação por mais tempo. Ela conta que o processo de realizar as produções pode ter, em muitos momentos, auxiliado os próprios estudantes a estarem bem psicologicamente, por ser um modo de estarem se ocupando.
“Foi, com certeza, um projeto que significou muito para mim. Aprendi muito. Acho que a paciência e a amorosidade foram regadas a cada conversa virtual com o pessoal. Posso dizer que, apesar de tanto sofrimento, a COVID-19 oportunizou-me uma aproximação inusitada de meus (minhas) alunos. Aprendi muito!”, finaliza a professora.
Para acompanhar os vídeos do projeto, acesse esse link.
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- Ana Carolina Tramontina
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- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.