Uergs recebe tablets da Receita Federal que serão emprestados a estudantes para o ensino remoto
Publicação:
A Uergs está com as atividades regulares suspensas desde o dia 16 de março, em razão da pandemia por coronavírus, e retomará o semestre letivo 2020/1 no dia 22 de junho, em formato totalmente remoto. Antes de decidir pela retomada das aulas, a Universidade realizou uma pesquisa para analisar o perfil discente e averiguar suas condições de acesso à Educação a Distância (EaD), e está ofertando cursos sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Outro passo foi a busca por recursos financeiros e equipamentos para oferecer condições para que estudantes possam acompanhar as aulas remotamente.
A pesquisa sobre o perfil de estudantes da Universidade, finalizada em maio, constatou que 41% não possui condições de acesso à internet. Para prestar assistência a esse grupo, oferecendo condições para que possam estudar, a Reitoria da Uergs atuou em duas frentes: buscou recursos da Assembleia Legislativa para o projeto “Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica”, que oferecerá acesso à internet para estudantes hipossuficientes e a implantação de uma biblioteca virtual; e encaminhou um ofício para as oito delegacias da Receita Federal do Rio Grande do Sul solicitando a doação de notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos pelos órgãos, para serem emprestados aos estudantes da Universidade durante a pandemia.
No início de junho, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a liberação de recursos de seu orçamento para o projeto Uergs Digital e, nesta semana, a Universidade recebeu 22 tablets doados por quatro delegacias da Receita Federal localizadas em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.
Os tablets serão encaminhados às Unidades da Uergs para empréstimo a estudantes que não possuem equipamentos para os estudos, identificados pela pesquisa.
O primeiro semestre letivo deve encerrar no dia 29 de agosto, e ocorrerá um recesso de 31 de agosto a 12 de setembro. O segundo semestre letivo terá início no dia 14 de setembro e se estenderá até 30 de janeiro de 2021, mas haverá um recesso entre 21 de dezembro de 2020 e 2 de janeiro de 2021.
Por: Daiane de Carvalho Madruga e Émerson dos Santos