Assembleia aprova viabilização de internet para estudantes da Uergs

Projeto foi apresentado pelo reitor da Uergs ao presidente da Câmara no dia 2 de junho. - Foto: Glileleu Oldenburg

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (9), a viabilização de internet para 2,4 mil estudantes da Uergs que não têm acesso à rede, pelo período de seis meses. Além disso, o Parlamento irá custear contrato da instituição com a Biblioteca Virtual, para que os cerca de seis mil alunos possam acessar os oito mil títulos disponíveis por 36 meses. A iniciativa terá custo total de R$ 650 mil.

O primeiro secretário da Mesa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades do RS, deputado Gabriel Souza (MDB), disse que as instituições de Ensino Superior, apesar de já terem a modalidade de ensino a distância (EAD) regulamentada, também tiveram que se adequar ao novo cenário, fazendo investimentos para atender a demanda dos estudantes e professores.

Sobre a ação da Assembleia, Gabriel lembrou que ela deriva da iniciativa realizada durante o mês de maio que garantiu a internet dos alunos e professores da rede estadual de ensino. "Cabe ao Legislativo, especialmente neste momento de crise, o papel de apoiar e auxiliar os milhares de estudantes para que eles possam permanecer dentro da sala de aula, mesmo que virtualmente", ressaltou Souza.

Pelo projeto da Universidade, intitulado Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica, cada aluno receberá franquia de dados de 10 GB (Gigabyte) por mês. A capacidade extra de internet permitirá acesso exclusivo a conteúdos educativos por meio de programas pré-definidos, utilizando plataformas como o Google Classroom e Moodle. “A solicitação da Universidade Estadual vem ao encontro das medidas que temos adotado aqui na Assembleia para proporcionar que alunos que não possuem acesso à rede possam dar continuidade aos seus estudos durante este momento”, destacou o presidente do Legislativo, Ernani Polo (PP).

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, afirmou que a parceria entre a Assembleia Legislativa e a Uergs para apoio aos projetos Acessibilidade Digital aos Estudantes e Biblioteca Digital irá proporcionar acesso à rede de internet aos estudantes hipossuficientes economicamente e a democratização do acesso à bibliografia para a comunidade acadêmica. "Com isto, o Parlamento Gaúcho reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do RS, apostando na educação como caminho", reconheceu Beroldt.

Texto: Juliane Pimentel

Edição: Daiane de Carvalho Madruga