Ações da Uergs durante a pandemia por Coronavírus são exemplo para outras universidades brasileiras
Publicação:
A condução da Uergs desde que iniciou o período de isolamento social como medida de prevenção à Covid-19 tem sido exemplo para gestores de outras universidades do país. Nesta terça-feira (9), o reitor Leonardo Beroldt apresentou as principais iniciativas e decisões tomadas pela Universidade desde março deste ano, em uma reunião com membros da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
A Uergs está com as aulas suspensas desde março e deve retomar o semestre 2020/1 no dia 22 de junho, em formato totalmente remoto. Antes desse retorno, a Universidade realizou uma pesquisa entre estudantes para verificar, entre outros aspectos do perfil acadêmico da Universidade, quais as condições de acesso à internet. A pesquisa revelou que cerca de 40% das pessoas que estudam na Uergs não têm acesso à internet. Para oferecer condições para que esse percentual de estudantes possa retomar o semestre, a Universidade buscou apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL) e obteve recursos do parlamento gaúcho para o Projeto Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica, que busca oferecer acesso à internet para estudantes hipossuficientes e a implantação de uma biblioteca virtual da Uergs.
O Uergs Digital foi aprovado pela AL no dia 9 de junho e receberá um aporte de cerca de R$ 650 mil. De acordo com a vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Sandra Lemos, que também participou da reunião com a Abruem, a notícia motivou reitores de outras universidades brasileiras a solicitarem apoio junto às assembléias legislativas. O projeto organizado pela Uergs será enviado a esses reitores e será usado como modelo em outros estados.
Em março, a Uergs lançou um Comitê de Monitoramento e Orientações da Uergs para questões relacionadas à Covid-19. O grupo é composto por pró-reitores, diretores regionais e funcionários de diversos departamentos da Reitoria.
Além disso, as unidades universitárias estão desenvolvendo diversas ações para auxiliar a comunidade universitária e externa à Universidade a se prevenir e enfrentar os efeitos da pandemia por coronvírus. As iniciativas vão desde a arrecadação de itens e confecção de máscaras até a realização de cursos online e iniciativas de apoio aos produtores e empresas locais. Também estão ocorrendo diversas lives em que professores e estudantes conversam com especialistas e apresentam os resultados de suas pesquisas, numa linguagem acessível à população, como forma de conscientização e de colocar o conhecimento produzido na Universidade à disposição de todas as pessoas.
A Pró-reitora de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana, e coordenadoras da Pró-reitoria também participaram da reunião.
Por: Daiane de Carvalho Madruga