Curso de Engenharia de Computação permanece na faixa máxima e Uergs mantém conceito alto em avaliação do MEC
Resultados do Enade 2023 conferem um bom desempenho a cursos de graduação da Uergs e mantém a Universidade na Faixa 4 do IGC.
Publicação:

Atualizada em 14/04/2025 às 17h14.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde da sexta-feira (11/4), os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior (Enade) realizado em 2023, um dos principais indicadores de qualidade da Educação Superior. O curso de Engenharia de Computação da Uergs permanece na faixa 5, a mais alta na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dado que considera o Enade na sua composição. A Uergs também manteve a posição que ocupa há alguns anos na faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC).
O curso de Engenharia de Controle e Automação, da Uergs em Porto Alegre, conquistou a faixa 4 do CPC. O mesmo desempenho foi obtido pelas graduações em Agronomia ofertadas nas unidades da Uergs em Cachoeira do Sul, Três Passos e Vacaria. Os cursos de Agronomia das unidades universitárias em Santana do Livramento, Sananduva e São Luiz Gonzaga ficaram na faixa 3 do CPC.
A composição desse Conceito considera a percepção e o desempenho de estudantes cocluintes de graduação; a formação docente, incluindo o número de profissionais com mestrado e doutorado; e a infraestrutura dos cursos. Esses resultados são fatores determinantes para a obtenção do Índice Geral de Cursos (IGC), composto pela média ponderada dos CPCs e pela avaliação de cursos de pós-graduação ofertados. As avaliações são expressas em uma escala de 1 a 5.
A coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, professora Marlene Guevara, destaca que o curso de Engenharia de Computação, ofertado na Uergs em Guaíba, está entre os 10 melhores do Brasil e entre os três melhores do Rio Grande do Sul. O curso de Engenharia de Controle e Automação está entre os dez mais bem conceituados no Rio Grande do Sul.
Além disso, ela considera que os cursos de Agronomia tiveram um ótimo desempenho. Com o CPC na Faixa 4, o curso da Unidade em Três Passos é o segundo colocado dentre os ofertados no Rio Grande do Sul e os das unidades em Cachoeira do Sul e Vacaria estão entre os dez mais bem pontuadas no estado.
De acordo com Marlene, a Coordenadoria de Avaliação Institucional já está planejando medidas para melhorar ainda mais o desempenho dos cursos e da Universidade nas avaliações realizadas pelo MEC. A intenção é desenvolver ações conjuntas com as coordenações de áreas da Uergs a partir da análise dos resultados divulgados pelo Inep e dos demais indicadores de reconhecimento de cursos e da avaliação interna realizada pela Universidade.
“Conduziremos estudos detalhados por curso e por unidade, com as coordenações de curso e NDEs [Núcleos Docente Estruturante] para discutir os dados, compartilhar boas práticas e elaborar estratégias específicas de manutenção dos bons resultados ou ações de melhoria quando necessário, alinhadas ao planejamento acadêmico e institucional”, afirma.
Entenda como cada indicador de qualidade da Educação Superior é composto:
- Conceito Enade: nota obtida no Exame pelos(as) estudantes concluintes da graduação, que compõe parte importante do CPC.
- CPC (Conceito Preliminar de Curso): índice que avalia a qualidade dos cursos com base na nota do Enade, perfil do corpo docente, infraestrutura e percepção dos(as) estudantes. Calculado em escala de 1 a 5.
- IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado): Mede o valor agregado pelo curso à formação dos(as) estudantes, comparando o desempenho no Enade com o desempenho esperado com base no histórico do Enem e no perfil socioeconômico.
- IDD positivo: indica que os estudantes tiveram desempenho superior ao esperado, sugerindo que o curso agregou valor à formação.
- IDD negativo: indica que os estudantes tiveram desempenho inferior ao esperado, o que pode sinalizar fragilidades na trajetória formativa ao longo do curso.
- IGC (Índice Geral de Cursos): indicador institucional calculado com base na média ponderada dos CPCs e na avaliação da pós-graduação (se houver). Aplicado ao nível da instituição e também expresso em escala de 1 a 5.
Mais notícias
- A imagem mostra o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a mesa diretora elevada, onde estão sentadas dez pessoas, entre homens e mulheres, lado a lado, voltadas para a plateia. Elas estão em cadeiras pretas, posicionadas atrás de um balcão de madeira escura, com o brasão do Estado ao centro.
- A imagem tem fundo verde escuro e apresenta elementos gráficos e textuais em branco. No lado esquerdo, há um desenho estilizado de uma árvore esguia e sem folhas, feita com traços finos contínuos. O tronco e os galhos superiores se estendem para cima, enquanto a parte inferior da árvore se conecta com as letras “pfcd”, desenhadas também com o mesmo traço contínuo da árvore. À direita da árvore e da sigla, está escrito, em letras maiúsculas e finas: “PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES”. No canto superior direito da imagem, há um efeito visual composto por pequenos pontos brancos que formam uma malha ondulada, criando uma sensação de profundidade e movimento. A composição tem um visual leve, moderno e orgânico, remetendo à ideia de crescimento e desenvolvimento contínuo.
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.