Projeto de Acessibilidade Tecnológica da Uergs é apresentado na Assembleia Legislativa
Publicação:
A Uergs está buscando apoio financeiro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para o projeto “Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica”, que busca oferecer acesso à internet para estudantes hipossuficientes e a implantação de uma biblioteca virtual. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa (AL), Ernane Polo, na tarde desta terça-feira (2), para apresentar o projeto orçado em R$ 650,4 mil. Polo apóia a iniciativa que será votada pela Mesa Diretora da Assembleia na próxima terça-feira. O procurador Geral do Estado, Eduardo da Costa, e o diretor de Assuntos Instrucionais da Uergs, Aaron Hengles, também participaram da reunião.
A Acessibilidade Tecnológica é uma etapa do projeto Uergs Digital e é um dos projetos prioritários da Universidade, especialmente neste momento em que, em razão da pandemia por Coronavírus, as atividades presenciais na Uergs estão suspensas e a oferta de ensino a distância é a alternativa para a continuidade do semestre letivo. Uma pesquisa recente sobre o perfil de estudantes da Universidade constatou que 41% não possui condições de acesso à internet, portanto, é necessário oferecer soluções para que a comunidade universitária tenha condições de acesso ao ensino remoto.
Além disso, de acordo com a superintendente de Planejamento e vice-reitora da Uergs, Sandra Lemos, a ampliação do uso de sistemas tecnológicos viabilizará, em futuro próximo, a oferta de Cursos EAD de graduação, de pós-graduação e de extensão, permitindo que a Uergs atue mais efetivamente na promoção do desenvolvimento regional sustentável, através da formação de recursos humanos mais qualificados e da difusão de conhecimentos e tecnologias.
No encontro com o presidente da AL, o reitor detalhou o projeto e falou sobre as iniciativas da Universidade para enfrentar a situação. “Estamos trabalhando, desde o mês de abril, na adaptação dos professores às plataformas de ensino a distância, como o Moodle, por exemplo, oferecendo uma formação continuada aos docentes. Nos últimos dias, iniciamos a formação dos alunos”, destacou.
O deputado Ernani Polo se mostrou favorável à proposta e disse que a Uergs terá todo o apoio do Parlamento para incentivar a continuidade das atividades mesmo durante o período de distanciamento social. “A solicitação da Universidade Estadual vem ao encontro das medidas que temos adotado aqui na Assembleia para proporcionar que alunos que não possuem acesso à rede possam dar continuidade aos seus estudos neste momento”, frisou.
Em busca de apoio à iniciativa, o diretor de Assuntos Institucionais da Uergs, Aaron Hengles , já havia apresentado o projeto aos deputados presidentes das Frentes Parlamentares em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fábio Branco; em Defesa e Apoio da Uergs, Capitão Macedo; e em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; e aos presidentes das Comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Sofia Cavedon; e de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Melo. A Universidade também recebeu apoio de demais parlamentares da casa.
“A Universidade tem um papel primordial de apoio ao estado, e tem o dever de se colocar à disposição para auxiliar nas demandas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A Assembleia é um local estratégico e onde se discutem essas demandas, e é importante que em um momento como este a Uergs possa contar com esse grande auxílio do Parlamento gaúcho. A universidade já participa e está atenta a diversas comissões e frentes, sempre se colocando à disposição do legislativo gaúcho”, pontua Hengles.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.