Pesquisa
Coordenação: Rosicler Alonso Backes
Fomento: UERGS Iniciação Científica
Parceria: FEPAGRO CEREAIS – Centro de Pesquisas José Pereira Alvarez – CPJPA
Responsável: Roseli de Mello Farias
Bolsistas de pesquisa Uergs/INICIE/FAPERGS: 1. Karine Matte Senger (FAPERGS) 2. Lucas da Silva Dias (Inicie)
Objetivo: Identificar e caracterizar as áreas com potencial de cultivo, através do acompanhamento vegetativo, produtivo e qualitativo da nogueira-pecã visando obter informações agronômicas que dimensionem a potencialidade de cultivo para as condições edafoclimáticas do município de São Borja, RS. Serão realizados dois estudos: 1. Identificação e mapeamento das áreas de cultivo de nogueira-pecã; 2. Desempenho vegetativo, produtivo e qualitativo das cultivares de nogueira-pecã plantadas em pomares do município. Espera-se obter o mapeamento dos pomares, bem como o potencial agronômico da cultura.
Responsável: Ricardo de Vargas Kilca
Bolsista de pesquisa Uergs/INICIE: Clinton Lixinski Dornelles (período de vigência da bolsa: agosto de 2020 até janeiro de 2021); Leonardo Ezequiel Martins Menezes (período de vigência da bolsa: agosto de 2020 até dezembro de 2020).
Objetivo: Realizar uma caracterização das trilhas existentes e realizar inventários florístico e faunístico em toda a área da REBIO para promover o conhecimento da sua biodiversidade atual, potencial de utilização das trilhas e caracterizar o grau de degradação das fitofisionomias existentes. A Reserva Biológica Estadual do São Donato, localizada nos municípios de Itaqui e Maçambará, foi criada em 1975 pelo Decreto Estadual n° 23.798, contando com 4.392 ha de área. Esta UC não possui Plano de Manejo e quase nenhuma informação sobre sua condição atual de preservação ou impactos.