Participantes
(Caxias do Sul – RS, 1971)
Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Lidera o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (Uergs/CNPq) e se dedica à pesquisa sobre educação e artes visuais (formação docente, ensino, escola, políticas da arte, práticas pedagógicas antirracistas) e práticas artísticas insurgentes, limítrofes ou contra hegemônicas. Integra o Núcleo Educativo MARGS-Uergs e participa do Grupo de Pesquisa Arteversa (UFRGS/CNPq). Tem atuado na promoção de ações de cunho artístico e educativo que entrelacem ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Projeto Vincular (Núcleo Educativo MARGS – Uergs, Porto Alegre/RS), Bordado Livre (Montenegro e Porto Alegre/RS) e Encontro Internacional Artes, Comunidades e Educação, participando de grupos experimentais de estudo e práticas artísticas. Correio eletrônico: carmen-capra@uergs.edu.br
(Porto Alegre, 1978. Vive e trabalha entre Porto Alegre e Montenegro, RS)
Artista Visual e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Artes Visuais, Ênfase Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio junto à Faculté des Arts da Université de Picardie Jules Verne (Amiens, França). Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recebeu Bolsa CAPES Mestrado (2002-2004), Bolsa Unesco Aschberg e Irish Museum of Modern Art (IMMA) para projeto Residência de artista (2008) e Bolsa CAPES PDSE Doutorado Sanduíche (2017). Participa de exposições de artes visuais no Brasil e no exterior desde 2001, é professora universitária desde 2005 (UDESC e UCS). Foi coordenadora do curso de Artes Visuais (UERGS) entre 2019 e 2021, atualmente é presidenta do NDE das Artes Visuais (UERGS). Trabalha com publicações de artista desde 2004, articuladas ao desenho, ao gesto, à fotografia e ao audiovisual. Atualmente, investiga as zonas de contato entre arte, cotidiano e natureza a partir do infraordinário e do inframince, especialmente no contexto da natureza fluvial dos rios Caí e Guaíba. Integrante do Grupo de Pesquisa FLUME (UERGS/CNPQ) e coordenadora do Grupo de investigações poéticas infraordinaries. naminhacidadetemumrio.blogspot.com @comodesenharpedras @infraordinaries
(Ijuí, RS, 1975)
Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais UFRGS (PPG-AV UFRGS 2022). Mestra em Artes Visuais com ênfase em Poéticas Visuais (PPGAV IA UFRGS, 2008), é também licenciada em Artes Visuais (IA UFRGS, 2005) e bacharel em Artes Visuais (IA UFRGS, 2002). É Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul do Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura e desde 2015 desenvolve e coordena o Projeto de Extensão Através da Imagem: A fotografia na arte contemporânea. Coordenou o Núcleo Arte dos cursos de Artes Visuais e Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID (2018-2020). Compõe o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Integrou a equipe do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (2003-2009). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Artes Visuais, Fotografia e Educação.
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Desde 2014 é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, lotada na Unidade de Montenegro, atua nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Teatro, Música e Dança. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd/UERGS – Unidade Litoral Norte. Integrante da Linha IV – Educação, Culturas, linguagens e práticas sociais. Integra, igualmente, o Núcleo Temático de Educação e Cultura do Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares – LEAM/UERGS/Pólo UAB Gramado. Foi Subsecretária Adjunta – na Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação – SEDUC/RS (janeiro à julho de 2023). Foi Vice-Reitora e Superintendente de Planejamento da UERGS (2018-2022). Coordenou (2015 a 2018) o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID/UERGS, atuando, também, como coordenadora estadual do FORPIBID/RS. Teve atuações como professora convidada em instituições educacionais privadas, em cursos de graduação e de Pós-graduação (2008-2014). Prestou serviços como consultora pedagógica da UNESCO (2005/2006), Secretarias de Educação, Institutos Federais e Estaduais de Pesquisa. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo Cultura e Sociedade – NECCSO/UFRGS. Seus últimos estudos focalizam as temáticas: leitura, identidade, representação, cultura, práticas pedagógicas, formação docente e educação de jovens e adultos – EJA.
Izis Abreu é servidora no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC/RS. Trabalhou no Núcleo de Curadoria e no Núcleo de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul ? Ado Malagoli; Integra o Conselho Curatorial do Museu de Arte do Rio Grande do Sul; Pesquisadora mestra em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS (2022); Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2016); Investiga a representação visual de sujeitos racializados como negros nas Artes Visuais, com foco em acervos artísticos públicos de Porto Alegre. Problematiza os estereótipos dão sustentação aos regimes racializados de representação em diferentes contextos históricos. Sua prática é informada, principalmente por teorias feministas, afrodiaspóricas e decoloniais.
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Licenciado em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Pelotas. É Vice-líder do Arteversa-Grupo de estudos e pesquisas em arte e docência (UFRGS/CNPq) e está vinculado também aos seguintes grupos de pesquisa: Flume-Educação e Artes Visuais (UERGS/CNPq), GAEFO-Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Formação Docente (UNESPAR/CNPq). Foi Vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil-FAEB (2019-2020).
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual – FAV/UFG. Bolsista REUNI – CAPES (2011-2015). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Possui Graduação em Desenho e Plástica – Artes Visuais – Bacharelado (2004) e Graduação em Artes Visuais – Licenciatura Plena (2006), ambas pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista PDSE – CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior), com estágio no programa de Doctorado en Artes y Educación, da Universidad de Barcelona (2013-2014). Ex professora Colaboradora da Universidade do Estado Santa Catarina/SC e da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Atuou como professora substituta do curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade de Montenegro. E como professora substituta no IFSul – Câmpus Lajeado. Integrante do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura, da UFSM. Participante do grupo de pesquisa Flume – Educação e Artes Visuais. Atualmente é professora colaboradora do curso de Licenciatura em Artes Visuais do CEART-UDESC e professora na Prefeitura Municipal de São José/SC.
Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia (UNISINOS, Prosup/Capes, 2012-2014), Doutor em Filosofia (UNISINOS, Prosuc/Capes, 2014-2018), com estágio pós-doutoral (2019-2020) pela mesma instituição. Foi Pesquisador Visitante DCR FAPEPI/CNPq (2019-2021) na UFPI, onde desenvolveu outro projeto de pós-doutorado. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGED da UERGS, unidades Osório (Educação) e Montenero (Artes), 2022-2023. É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há mais de uma década, com ênfase em textos acadêmicos. Filiado ao GT Filosofia Hermenêutica (ANPOF) e membro da Hans-Georg Gadamer Research Society of Japan (ガダマー研究会). As áreas específicas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Platão, Gadamer, Filosofia como modo de vida, Foucault, Ética, Filosofia Oriental (Escola de Kyoto), RPG (Role-Playing Game), Educação, Política, Arte e Design.