Uergs disponibiliza Biblioteca Virtual com acervo de mais de 9 mil obras de todas as áreas do conhecimento

À esquerda, ilustração colorida de um notebook e de um smartphone com livros sainda das suas telas. À direita, o nome 'biblioteca virutal'.

Um acervo com mais de 9 mil e-books da Biblioteca Virtual está sendo disponibilizado à comunidade universitária da Uergs. A Biblioteca Virtual é a principal plataforma digital de livros do segmento universitário no Brasil. A disponibilização desse serviço é uma das iniciativas do projeto Uergs Digital, que também prevê disponibilização de acesso à internet a estudantes da Uergs, entre outros recursos, e está sendo financiado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Pioneira na oferta de livros eletrônicos universitários, a Biblioteca Virtual oferece acesso ilimitado a e-books sobre temas abrangidos por mais de 40 áreas do conhecimento.  O acesso será feito por meio do Gnuteca, software gerenciador dos acervos do Sistema de Bibliotecas da Uergs, implantado na Universidade em 2020. A integração com a Biblioteca Virtual possibilita o acesso entre as plataformas.

De acordo com Carina Hentges, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs, atualmente só é possível acessar documentos digitais em pdf, como TCCs, artigos e dissertações catalogados no Gnuteca, pois a base é composta essencialmente por livros físicos que constam nos acervos das bibliotecas e que estão fechados em virtude do tele trabalho.

“Neste período de pandemia, no qual estamos sem acesso às bibliografias e bibliotecas, a aquisição da Biblioteca Virtual será de grande valia para a nossa comunidade, pois o acesso é ilimitado a todo o conteúdo, 24 horas por dia, sete dias na semana”, enfatiza Carina.

Fazem parte do consórcio Biblioteca Virtual os selos editoriais da Pearson Education: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley; e as Editoras parceiras: Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPucRs, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.

Conheça os benefícios da Biblioteca Virtual:

• Abrange as diversas áreas do conhecimento;
  • Acesso multiusuário;
  • Disponível para desktops, notebooks, tablets e smartphones 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar, reduzindo custos e tempo;
  • Opção de leitura off-line;
  • Ferramentas de anotação, marcação de texto, listas personalizadas, criação de citações, cartões de estudo e metas de leitura;
  • Atendimento às diretrizes do MEC e redução do investimento no espaço físico e na compra de livros impressos para a biblioteca da instituição;
  • Impressão de até 50% do conteúdo dos livros, mediante pagamento adicional por parte do usuário;
  • Oferta de arquivos Marc 21, para integração com outros portais da biblioteca;
  • Acessibilidade para deficientes visuais integrada na plataforma, além da integração com softwares de acessibilidade.

Tutorial para acessar a Biblioteca Virtual

Por: Daiane de Carvalho Madruga