Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Pesquisa

Resumo: O presente projeto de pesquisa versa sobre o desenvolvimento de um instrumento eficaz para monitoramento da qualidade sanitária de estacas/mudas de videira, evitando que as mesmas continuem a ser incorporadas assintomáticas, mas infectadas, aos principais vinhedos e parreirais do país, base de um mercado de aprox. R$ 1,6 bilhões/ano. Para redução do risco associado à pesquisa, serão utilizados os sistemas de detecção SYBR Green para C. destructans e TaqMan® para Phaeoacremonium spp, conforme Kernaghan et al. (2007) e Aroca et al. (2008). Estes pesquisadores validaram métodos de detecção para isolados (Canadá e Espanha, respectivamente) dos mesmos fungos a serem abordados na presente proposta, em material de videira.
Coordenador: Fábio Luís Maciel 
Equipe: Fabio Rossi Cavalcanti, Bruna Carla Agustini, Ana Beatriz Costa Czermainski, Daniel Grohs, Marcus A.K. Almança, Fabiana Vieira Tormente, Alnilan Cristina Barros Lobato 
Fomento: PIBIC-Fapergs e Embrapa Uva e Vinho através do “Programa para produção e transferência de plantas matrizes de videira com qualidade superior”.
Resumo: O presente projeto de pesquisa versa sobre o desenvolvimento e validação de um método específico de detecção e identificação de fungos causadores da podridão do tronco da videira simultaneamente em estacas ou mudas de videira, assintomáticas ou não por PCR multiplex. Tal proposição visa oferecer uma técnica eficaz para monitoramento da qualidade sanitária de estacas/mudas de videira, evitando que as mesmas continuem a ser incorporadas assintomáticas, mas com contaminações múltiplas.  
Coordenador: Fábio Luís Maciel
Equipe: Fabio Rossi Cavalcanti, Bruna Carla Agustini, Daniel Grohs, Marcus A.K. Almança, Larissa Castro Ampese
Fomento: Uergs-Inicie e Embrapa Uva e Vinho através do “Programa para produção e transferência de plantas matrizes de videira com qualidade superior”.
UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul