Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs lança Consulta Pública sobre a minuta da Política de Ações Afirmativas da Universidade

A Consulta será feita por meio de formulário disponível até o dia 29 de agosto.

Publicação:

Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
A construção coletiva da Política de Ações Afirmativas da Uergs foi retomada no final do ano passado.

A Uergs lançou uma Consulta Pública para a construção da sua Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. A Consulta é aberta à participação de pessoas da comunidade universitária e da comunidade externa à Universidade. A minuta da Política está disponível em uma página no site da Uergs e o Formulário para envio de dúvidas ou considerações ao texto está disponível neste link. O formulário da Consulta poderá ser respondido até o dia 29 de agosto de 2025.

A Política de Ações Afirmativas da Uergs é o resultado do compromisso institucional com a promoção da equidade, da justiça social e da democratização ao Ensino Superior público. O objetivo é estabelecer medidas que contribuam para a redução das desigualdades de grupos historicamente excluídos ou sub-representados, além de promover a valorização da diversidade étnico-racial, cultural, de gênero, territorial, entre outras dimensões. 

Para isso, a Política inclui medidas como cotas raciais, bolsas e programas de apoio para oportunizar o acesso e a permanência no Ensino Superior, além de mais representatividade na Universidade.

A elaboração da Política é conduzida pela Coordenadoria de Qualificação Acadêmica da Uergs, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino. De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Percila de Almeida, essa construção representa um passo fundamental para o fortalecimento do papel social da universidade pública. 

“Trata-se de um movimento coletivo que busca consolidar diretrizes institucionais capazes de garantir o acesso, a permanência e o sucesso de grupos historicamente marginalizados no Ensino Superior. Mesmo antes de sua formalização, essa política já se expressa em ações concretas e no engajamento de diferentes setores da comunidade acadêmica. É uma demonstração do compromisso da Uergs com a promoção da justiça social, da equidade e do respeito à diversidade, reafirmando sua missão de ser uma Universidade inclusiva, plural e comprometida com a transformação da sociedade”, afirma Percila.

Construção da Política de Ações Afirmativas

A retomada da construção da Política de Ações Afirmativas da Uergs ocorreu no final do ano passado com a promoção do evento “Caminhos para a Equidade: retomando a Política de Ações Afirmativas na Uergs”. Em janeiro deste ano, foram abertas as inscrições para a participação nos grupos de discussão sobre os temas abordados na Política: acessibilidade e Inclusão; diversidade étnica-racial e cultural; identidade e igualdade de gênero.

A partir das discussões em grupos, foram elaborados os textos que compõem uma minuta da Política, dividida nos seguintes capítulos: disposições gerais, princípios e diretrizes, objetivos, mecanismos de implementação e acompanhamento das ações afirmativas. No formulário da Consulta Pública, é possível contribuir com sugestões ou apresentar as dúvidas sobre cada uma dessas sessões que integram o documento.

Além do Formulário, o documento com a minuta da Política foi encaminhado às direções regionais dos 7 Campi da Uergs para que conduzam à apreciação pelos conselhos consultivos regionais. Ainda em agosto, deve ocorrer uma reunião com as representações estudantis da Uergs para apreciação da proposta da Política.

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul