Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Abertas as inscrições para participação nos grupos para a elaboração da Política de Ações Afirmativas da Uergs

Publicação:

Política de Ações Afirmativas
A inscrição poderá ser feita até o dia 30 de janeiro.

A Coordenadoria de Qualificação Acadêmica da Uergs está recebendo inscrições das pessoas interessadas em participar dos grupos de discussão para a elaboração Política de Ações Afirmativas da Universidade. Toda a comunidade interna da Uergs é convidada a participar. O formulário também é aberto ao público externo. A inscrição poderá ser feita até o dia 30 de janeiro.

A Uergs anunciou no final de 2024 a retomada da construção da Política de Ações Afirmativas, iniciada em 2020. No dia 28 de novembro, o evento com o tema “Caminhos para a Equidade: retomando a Política de Ações Afirmativas na Uergs”, marcou o início dessa nova fase de elaboração. 

A partir de agora, serão organizados os grupos de discussão, divididos inicialmente em três temas: Acessibilidade e Inclusão; Diversidade Étnica-Racial e Cultural; Identidade e Igualdade de Gênero. No formulário, as pessoas interessadas em participar poderão indicar em qual dos grupos gostaria de atuar. Também há espaço para a sugestão de outros temas. As discussões em grupo estão previstas para iniciar em março de 2025.

Acesse o Formulário de Inscrição

Importância da Política de Ações Afirmativas

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Percila de Almeida, as ações afirmativas são essenciais para combater desigualdades que repercutem inclusive no acesso ao Ensino Superior. “Porque [as ações afirmativas] atuam diretamente na correção das disparidades estruturais que perpetuam a exclusão de determinados grupos da sociedade. Elas possibilitam que esses grupos possam ter acesso a espaços historicamente negados, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e plural”, explica.

Para isso, a Política inclui medidas como cotas raciais, bolsas e programas de apoio para oportunizar o acesso e a permanência no Ensino Superior, além de mais representatividade na Universidade. “Essa inclusão não apenas possibilita o acesso ao conhecimento, mas também fortalece as trajetórias pessoais e profissionais desses indivíduos, ampliando seu impacto positivo em suas comunidades e na sociedade em geral”, afirma a coordenadora de Qualificação Acadêmica da Uergs, Rita Severo.

Confira a matéria especial publicada no Dia da Consciência Negra, em que Percila e Rita falam sobre a Política de Ações Afirmativas na perspectiva das questões étnico-raciais.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul