Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fórum das Universidades pela Paz reúne estudantes e sociedade no Rio Grande do Sul

Encontro marcou etapa do Foup com debates sobre cultura de paz, papel das instituições.

Publicação:

Evento reuniu universidades gaúchas e gestores municipais de Educação em Porto Alegre.
Evento reuniu universidades gaúchas e gestores municipais de Educação em Porto Alegre.

Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira (18) a etapa gaúcha do Fórum das Universidades pela Paz (Foup), iniciativa que busca fortalecer a cultura de paz a partir do engajamento de instituições de Ensino Superior, sociedade civil e comunidade escolar. A Uergs foi coanfitriã do evento e o reitor, Leonardo Beroldt, mediou um Painel que abordou o papel das Instituições na construção de uma Cultura de Paz. O evento ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 

O encontro destacou que, além da produção científica e técnica, as universidades têm papel essencial na formação de cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento social. O painel “O papel das instituições em uma cultura de paz”, mediado pelo reitor da Uergs, reuniu diferentes olhares sobre a responsabilidade social das universidades na promoção do diálogo, da mediação e da inclusão.

“Esse fórum é um marco inicial e compromisso duradouro. Começa no compromisso individual e não tenho dúvida que será coletivo. Temos desafios, mas que isso possa nos projetar e inspirar cenários para que a paz possa ser um direito sentido, vivido e protegido por todos nós”, afirmou Cecília Raquel Maia Leite, reitora e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

A programação contou ainda com a palestra da professora  Alice Zelmanowicz, da UFCSPA, que abordou a importância da construção de políticas de cultura de paz dentro das instituições de ensino, apontando caminhos práticos e desafios para que o tema se torne estruturante nas universidades.

Outro marco do evento foi a apresentação da proposta de fundação do Centro Ibero-americano de Estudos e Pesquisas Avançados sobre a Paz e Inovação, que nasce com o objetivo de reunir pesquisadores, gestores e lideranças de diferentes países em torno do tema.

O coordenador do Foup, Adriano Rodrigues, destacou a importância da etapa gaúcha como ponto de partida para ações transformadoras. “Estamos semeando ideias que nascem nas universidades, mas que só têm sentido quando dialogam com a sociedade. O FOUP no Rio Grande do Sul mostra que é possível alinhar conhecimento acadêmico, compromisso social e esperança para que a paz seja um projeto coletivo”, afirmou.

O Foup terá novas etapas até o fim do ano, consolidando uma rede de instituições unidas pelo propósito de difundir e praticar a Cultura de Paz.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul