Uergs promove debate sobre equidade e anuncia a retomada da construção da Política de Ações Afirmativas da Universidade
Publicação:
Atualizada em 14/11/24 às 16h04.
A Coordenadoria de Qualificação Acadêmica da Uergs realizará, no dia 28 de novembro, um evento para promover reflexões e debates sobre as ações afirmativas da Universidade. Com o tema “Caminhos para a Equidade: retomando a Política de Ações Afirmativas na Uergs”, a programação conta com palestras, mesas de discussões e diálogo com especialistas, docentes e pessoas que atuam na gestão e estão envolvidas com a implantação e fortalecimento da Política. O evento iniciará às 19h e ocorrerá em formato virtual pelo meet. Para participar, é necessário preencher o Formulário de Inscrição.
Este será o primeiro de uma série de eventos que marcam a retomada da construção da Política de Ações Afirmativas da Uergs, iniciada em 2020. No dia 28, o foco das conversas estará na equidade e na inclusão no ambiente acadêmico. De acordo com a coordenadora de Qualificação Acadêmica, Rita Severo, além de resgatar a construção de políticas na Uergs, a intenção é ampliar o acesso e a permanência na Universidade de estudantes de grupos historicamente marginalizados, como pessoas em vulnerabilidade econômica, negras, indígenas e de outros grupos minoritários.
“O evento pretende reafirmar o compromisso institucional com a inclusão e a justiça social, alinhando a Universidade às demandas atuais de diversidade e equidade educacional”, afirma Rita.
O evento também é alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. As palestras serão ministradas por Alan Alves Brito e Karen Morais dos Santos. Alan atua como professor da UFRGS na área de Física e desenvolve pesquisas incluindo temas como as questões deocoloniais étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Karen é vereadora, professora de Educação Física e atua no combate à discriminação racial e ao genocídio da juventude negra. A mediação será feita pela pró-reitora de Ensino da Uergs, Percila de Almeida.
Ainda de acordo com a coordenadora, os demais eventos que integrarão a agenda de elaboração da Política de Ações Afirmativas estão sendo planejados para construir e garantir um espaço contínuo de reflexão, discussão e troca de experiências. Para isso, estão sendo programadas rodas de conversa, seminários, oficinas, encontros e ciclos de palestras, entre outros eventos.