Nota de falecimento de Andréa Lopes da Silva
Publicação:

A Uergs comunica com profundo pesar o falecimento da funcionária Andréa Lopes da Silva, ocorrido no dia 3 de agosto de 2025, aos 54 anos, em razão de um câncer. Andréa atuava na Uergs em Porto Alegre desde 2018 como técnica em laboratório.
O velório teve início às 10h desta segunda-feira (4/8) no Cemitério Parque Jardim da Paz, na capela L. A cerimônia de encerramento acontecerá às 14h.
O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, decretou luto oficial de três dias na Universidade.
A Uergs manifesta solidariedade aos(às) familiares, amigos(as) e colegas, desejando conforto neste momento de dor.
Confira os depoimentos de colegas de Andréa:

“Ela estava lutando com muita vontade de viver. Ficam as boas lembranças da risada alegre, da mulher batalhadora. Entramos juntas na Uergs, compartilhamos a mesma função. Mais do que colega, foste uma amiga querida. Nunca vou esquecer da tua acolhida quando abriu as portas da tua casa para mim, do teu jeito mãezona de ser, sempre lutando por ti e por nós. Te admiro pra sempre. Que descanse em paz, colega e amiga querida.” Mariele Mazuim.
“A Dea era mais que uma colega, era uma grande amiga. Para os seus, ela era uma mãezona, defensora, leal e muito, muito engraçada. Uma mulher que batalhou a vida inteira, que sempre foi pelo justo e que lutou até seu último dia. Que agora tu possa descansar em paz. Sentiremos tua falta. Com carinho, Vic.” Victória Zagna.
"É difícil encontrar palavras para descrever o que estou sentindo agora... A vida me deu a oportunidade de conhecer essa pessoa maravilhosa. Em 2018, entramos juntas na Uergs e a convivência nos tornou muito mais que colegas. Sou muito grata por ter tido o privilégio da convivência diária e da amizade da Andréa, uma pessoa comprometida, alegre, amiga verdadeira e muito engraçada!!! Sua partida deixa um vazio enorme, mas por ter acompanhado de perto tudo que ela passou, entendo que o descanso era necessário. Vou lembrar dos momentos que vivemos juntas com muito carinho!!!" Arethuza Dornelles.
Mais notícias
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.