Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs integra projeto internacional para impulsionar a transição energética na América Latina

Iniciativa entre Brasil e Argentina contará com investimentos do MCTI.

Publicação:

fotografia de uma estrutura com painéis solares instalados em frente a prédios de tijolos aparentes. Ao fundo, aparecem árvores e áreas verdes. Os painéis, inclinados e sustentados por uma estrutura metálica, ocupam a maior parte da imagem.
Microusina Solar do Campus Central da Uergs Uergs - Foto: Carla Dellagnese/Ascom Uergs.
Por Daiane de Carvalho Madruga

A Uergs faz parte de uma rede internacional que une laboratórios e pesquisadores(as) de seis instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da Argentina. O Projeto da LATIN-ETS (Rede Bilateral Brasil–Argentina de Laboratórios Experimentais para a Transição Energética e Sustentabilidade) foi aprovado recentemente em uma convocatória pública do Programa Propsul Pepe Mujica, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa receberá um financiamento de R$ 400 mil para o desenvolvimento de pesquisas durante dois anos.

O objetivo do LATIN-ETS é criar uma rede interligada de monitoramento para analisar e validar experimentalmente sistemas fotovoltaicos, tecnologias de armazenamento de energia e sistemas comunitários de energia com propósito social em cinco zonas climáticas distintas da América do Sul. 

A Uergs integra a iniciativa por meio do Grupo de Pesquisa em Radiação Solar e Ciências Atmosféricas, liderado pelo professor Rafael Haag, docente da graduação em Engenharia de Energia e do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade (PPGas). Também compõem a Rede a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as argentinas Universidad Nacional del Nordeste (Unne), Universidad Nacional de Misiones (Unam) e Universidad Nacional de Santiago del Estero (Unse).

De acordo com Haag, o papel da Uergs será fundamental no ecossistema da Rede, atuando como referência metrológica no Brasil em diferentes frentes. O Laboratório de Radiação Solar e Física da Atmosfera, instalado no Campus Central da Uergs, em Porto Alegre, possibilitará a adoção de protocolos de medição de radiação solar e física da atmosfera. Já as análises comparativas do desempenho de tecnologias fotovoltaicas em múltiplas condições climáticas do Cone Sul utilizarão a base de dados e a expertise do projeto Atlas Solar Sul, desenvolvido na Uergs.

Além disso, a rede utilizará a microusina solar do Campus Central da Uergs e a Central Fotovoltaica de 500 kW do Campus Deodoro Roca da Unne, na Argentina, como laboratórios para treinamentos e intercâmbio de estudantes.

“A aprovação do Projeto da LATIN-ETS reforça o compromisso da Uergs com a pesquisa aplicada de alto impacto científico e a cooperação internacional para o avanço das fontes renováveis de energia e sustentabilidade no Estado e na América Latina”, pontua Haag.

 

Próximos passos

Coordenadores da coordenadores da LATIN ETS
Haag (sentado à esquerda na imagem) e demais coordenadores da LATIN ETS.

Recentemente, os coordenadores da LATIN-ETS se reuniram no Rio de Janeiro para definir os próximos passos da iniciativa. O encontro ocorreu durante XI Congresso Brasileiro de Energia Solar 2026, realizado de 26 a 30 de outubro em Niterói/RJ.

Até dezembro deste ano, deve ocorrer a formalização do consórcio bilateral, com a assinatura de acordos institucionais. Nesse mesmo período, serão organizados o inventário e o diagnóstico das infraestruturas laboratoriais que serão usadas pela Rede. A instalação e o comissionamento das estações de monitoramento fotovoltaicas estão previstos para o início de 2027. 

A parceria permitirá a realização de cooperações acadêmicas entre as instituições da Rede por meio do regime de cotutela, com início em março de 2027. Nessa modalidade, estudantes de graduação desenvolvem suas pesquisas sob a orientação conjunta de professores(as) de duas universidades diferentes e, ao final do curso, obtêm um diploma válido por ambas as instituições. 

Além disso, no segundo semestre de 2027, ocorrerão missões de pesquisadores(as) e estudantes entre o Brasil e a Argentina.

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul