Uergs implanta sistema remoto para matrículas de ingressantes; confira os prazos

Ao centro, imagem de um notebook sobre uma mesa. Em sua tela, a página da Central do Candidato. Próximo ao equipamento, um smartphone e uma xícara com café.
De 19 a 23 de abril, a Central receberá a documentação para as matrículas das pessoas selecionadas na Chamada Regular do Sisu.

Após as inscrições no Sisu, as pessoas que se candidataram a uma vaga nos cursos de graduação da Uergs aguardam a publicação da chamada regular, no dia 16 de abril. Quem for contemplado com a vaga, deverá realizar sua matrícula entre os dias 19 e 23 de abril, por meio da Central do Candidato. O mesmo sistema será utilizado para a pré-matrícula da Lista de Espera, para quem não estiver na chamada regular. Esta é a primeira vez que a Uergs realiza as matrículas de ingressantes de forma remota. A Central foi implantada em razão da suspensão das atividades presenciais para a prevenção à Covid-19.

Até o ano passado, as matrículas das pessoas selecionadas no ingresso via Sisu ocorriam presencialmente, nas unidades universitárias.

“A ideia da Central do Candidato é deixar o processo de entrega e avaliação da documentação pelas unidades o mais próximo possível do procedimento realizado presencialmente nos anos anteriores”, esclarece o coordenador de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico da Uergs, Juliano Stradioto.

“Essa é mais uma inovação do nosso sistema acadêmico que a Pró-Reitoria de Ensino entrega à nossa comunidade acadêmica e discentes que ainda ingressarão na Uergs”, acrescenta Juliano.

O acesso à Central do Candidato será feito através do CPF e data de nascimento. A relação de documentos necessários para a matrícula -  que é a mesma para a pré-matrícula da Lista de Espera -, consta no item 7.7 do Edital 01/2021 - Sisu.

Durante o período de realização da matrícula, é possível verificar a situação da documentação submetida e reenviar os documentos, se necessário. Isso pode ser feito acessando a opção “Ver protocolos registrados” e escolher o número do protocolo referente à submissão. A situação da solicitação será sinalizada pelas mensagens “deferido”, para as solicitações aceitas, e “indeferido”, para as não aceitas. Se estiver indeferida, a documentação deve ser submetida novamente até o dia 23 de abril.

Após o dia 23 de abril, a situação das solicitações poderá ser consultada na tela inicial na Central. Se a solicitação constar como reprovada, não será mais possível alterar a documentação enviada.

Lista de Espera

Quem não tiver seu nome publicado na chamada regular, poderá manifestar seu interesse em participar da Lista de Espera até o dia 23 de abril, no site do MEC. Além disso, é necessário acessar a Central do Candidato para a entrega dos documentos da pré-matrícula, de 27 a 30 de abril.

Esse envio dos documentos é necessário para a confirmação do interesse em participar da Lista de Espera. Porém, a realização da pré-matrícula da Lista de Espera não garante a conquista da vaga, pois a classificação das pessoas interessadas é realizada por ordem decrescente de pontuação até o preenchimento total das vagas.

Confira o cronograma do MEC:

Resultado da chamada regular: 16 de abril;

Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular: de 19 a 23 de abril;

Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril;

Pré-matrícula da Lista de Espera: de 27 a 30 de abril.

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Arquivos anexos