Reitoria comemora aniversário da Uergs com Sarau Especial

Foto: Daiane Madruga
1436560581noticia-site.jpg - Foto: Reitora Arisa faz a abertura do Encontro Especial de Aniversário

A Reitoria da Uergs comemorou os 14 anos da Universidade na manhã desta sexta-feira (10), em um Sarau Especial de Aniversário, que reuniu os servidores no Auditório da Afocef. Diversas atividades comemorativas também estão ocorrendo nas Unidades, até dia 15 de julho.

Além dos funcionários da Reitoria, o Sarau contou com a presença de professores, acadêmicos e gestores de instituições parceiras.

Na fala de abertura, a reitora, Arisa Araujo da Luz, falou sobre a importância da presença da Uergs em todo o Estado. “O fato de termos 24 Unidades, faz com que possamos trabalhar pelo desenvolvimento regional sustentável, crescendo com esses municípios. É isso que também estamos comemorando hoje”. Arisa também lembrou que, em breve, teremos o processo de consulta popular, e falou da importância da presença da Uergs na lista de prioridades para a destinação de recursos e da participação da comunidade acadêmica. “Nossa comunidade precisa se envolver nesse processo de decisão dos caminhos do orçamento do Estado, o que é mais uma aula de cidadania”, disse.

O diretor do Campus Regional VI, Benjamin Osório Filho, falou em nome dos demais diretores regionais e salientou que a Universidade não é só uma estrutura física, mas é formada principalmente pelas pessoas que contribuem para fazer dessa instituição uma referência no Ensino Superior Público, mesmo tendo apenas 14 anos de história.

Daiçon da Silva, presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), falou sobre a importância da parceria com a Uergs, pois juntas as duas instituições trabalham pelo desenvolvimento do Estado por meio do Ensino e da Pesquisa, e citou a parceria com a Universidade no trabalho de reativação da Biblioteca da Fundação.

Celso Stefanoski, que participou do evento representando o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro) e o Conselho Estadual de Educação (Ceed), lembrou que as duas instituições também apoiaram a criação da Universidade, em 2001, e a importância de todas as parcerias para o crescimento da Universidade.

Revista Científica Eletrônica

A programação de aniversário contou com o lançamento da Revista Científica Eletrônica da Uergs, que terá sua primeira publicação em dezembro.

>> Confira aqui mais informações sobre a revista

Sarau

O Sarau contou com as apresentações de dança das acadêmicas do Curso de Dança - Licenciatura, da Unidade em Montenegro, Amanda Miranda e Kimbely Pozo, acompanhadas da professora Silvia Lopes. Franciele Job (Unidade em Montenegro) e Matheus Correa (Unidade em Porto Alegre) fizeram apresentações musicais, além do Grupo de Flautas Doce da Uergs: Tutti Flauta Dolce, da Unidade em Montenegro. Os professores Ana Accorsi, Ana Carolina da Silva e Gilmar de Azevedo declamaram poesias.

No encerramento, ocorreu uma dinâmica de integração, a cargo da psicóloga da Universidade, Elis Pôncio.

Confira a programação das Unidades:

Unidades:

Bento Gonçalves

Dia 8 – 16h

Festa Julina

Local: Unidade (Rua Benjamin Constant, 229 – Centro)

Cachoeira do Sul

Dia 8 – 13h30

Mateada com divulgação dos cursos da Uergs

Local: Antigo Bar América/Espaço Orelhinha (Praça José Bonifácio, Rua 7 de Setembro, 1146)

Cruz Alta

Dia 7 – 16h

Atividades de integração entre Universidade e Comunidade

Local: Calçadão Central

Novo Hamburgo

Dia 8 – 13h30

Uergs trocando ideias: Uergs, 14 anos trabalhando pelo ensino superior público, gratuito e de qualidade

Local: Unidade em Novo Hamburgo (Escola Liberato Salzano - Rua Inconfidentes, 395 - Bairro Primavera)

Sananduva

De 6 a 8

Entrevistas nas rádios locais, com participação de professores, funcionários e alunos.

Visitação de alunos das escolas públicas às dependências da Uergs, onde serão realizadas oficinas e apresentação da trajetória da Unidade.

Santana do Livramento

Dia 8 – 15h

Mateada com apresentações artísticas, mostra de trabalhos produzidos na Unidade nos projetos de pesquisa e extensão e divulgação dos cursos

Local: Em frente à Unidade (Rua Rivadávia Correa, 825, centro)