Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

1. Quanto custa o curso na Uergs?



1 - Quanto custa o curso na Uergs?


A Uergs não cobra valores para matrícula, rematrícula ou mensalidade de quaisquer cursos, sejam eles de graduação, pós-graduação ou de extensão. A universidade é pública e estadual.

 

 

 

2 - Tem vestibular na Uergs? Como faço para entrar na Universidade?


Não, a Uergs não realiza vestibular. Para entrar em um dos cursos de Graduação da Uergs, é necessário ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente, e se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação) no primeiro semestre. As vagas disponíveis são divulgadas pelo site da Universidade e em veículos de comunicação antes e durante o período de inscrições para o Enem. Para vagas remanescentes, existe ainda a possibilidade de ingressar por meio de Mobilidade Acadêmica Externa. Neste caso, os interessados devem aguardar a publicação do Edital em que são oferecidas vagas para reingresso, transferência externa e ingresso de diplomados.

 

 

 

3 - Quais os cursos de Graduação ofertados pela Uergs?


Os cursos de Graduação podem ser consultados no menu Graduação > Cursos de Graduação. No campo indicado, os cursos estão listados por ordem alfabética, e estão disponíveis informações como a Unidade Universitária onde são ministrados, o objetivo do curso, a duração, a carga horária, os créditos, o turno, arquivos relacionados entre outros.

 

 

 

4 - Quais os cursos de Pós-Graduação ofertados pela Uergs?


A Uergs oferece cursos de especialização (lato sensu) e de mestrado (stricto sensu), que podem ser consultados na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Lá podem ser encontradas informações como editais, períodos dos processos seletivos, disciplinas, locais de realização dos cursos, docentes, entre outras. A oferta dos cursos depende de questões relacionadas à demanda percebida em cada localidade e também da disponibilidade de professores especialistas nas áreas em que cada curso está submetido.

 

 

 

5 - Qual o turno das aulas dos cursos de Graduação?

Os turnos das aulas podem ser diferentes em cada Unidade Universitária em que o curso é ministrado. Para saber sobre os turnos e outras informações sobre os cursos, basta acessar o menu Graduação > Cursos de Graduação, e selecionar o curso de interesse. Nomenclatura dos turnos: matutino = manhã; vespertino = tarde; diurno = manhã e tarde; noturno = noite; integral = manhã, tarde e noite.

 

 

 

6 - Sou diplomado. Como posso entrar na Uergs?

Diplomados poderão concorrer a uma vaga de interesse por meio do Edital de Mobilidade Acadêmica Externa, que costuma ser publicado no mês de maio, para ingresso no segundo semestre. Informações sobre como ocorre o processo de seleção dos candidatos devem ser consultadas nos editais de edições anteriores, disponíveis no menu Graduação > Mobilidade Acadêmica Externa.

 

 

 

7 - Posso validar o diploma de estrangeiro na Uergs?


Até o momento, a Uergs não oferece o serviço de validação de diplomas.

 

 

 

8 - Como posso validar componentes curriculares cursados em outros cursos de Graduação?


É possível solicitar aproveitamento de componentes curriculares. Esta solicitação é feita na secretaria da Unidade em que o aluno está matriculado. O aluno deverá apresentar histórico de graduação e ementas dos componentes cursados em outra Instituição de Ensino Superior.

 

 

 

9 - Como solicitar atestado de matrícula?

Atualmente os alunos devem solicitar atestados de matrícula na secretaria da Unidade em que estão vinculados. Pretendemos, em breve, disponibilizar a opção de solicitação via portal do aluno.

 

 

 

10 - Como e quando posso realizar o trancamento de componentes curriculares?

Para solicitar trancamento de componente curricular, o aluno deverá comparecer à secretaria da Unidade em que está matriculado, dentro do prazo previsto em calendário acadêmico (disponível aqui). Pretendemos, em breve, disponibilizar a opção de solicitação via portal do aluno.

 

 

 

11 - Sou aluno da Uergs e quero trocar de curso ou de unidade. Como faço?

Sim, para alunos regulares, ativos ou com matrícula trancada, é possível solicitar a transferência de unidade, de curso de área afim ou de turno, por meio do edital de Mobilidade Acadêmica Interna, que costuma ser publicado no mês de maio. Consulte informações no menu Graduação > Mobilidade Acadêmica Externa.

 

 

 

12 - Gostaria de trabalhar na Uergs, posso enviar meu currículo?

Os funcionários da Uergs são admitidos por meio de concurso público, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São aceitos currículos apenas de candidatos a estágio, conforme forem abertas as seleções. As vagas de estágios, bem como os concursos realizados e o andamento das contratações podem ser consultados no menu Institucional.

 

 

 

13 - Qual o horário de atendimento da Uergs?

Os horários de atendimento de cada unidade e da reitoria estão disponíveis no campo “Fale Conosco”, na barra superior do site.

 

Links relacionados

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul