Bolsistas do Pibid apresentam trabalhos no IFSul de Pelotas e na Biblioteca Pública Municipal de Bagé

As bolsistas do projeto apresentaram suas pesquisas no IFSul de Pelotas no dia 6 de novembro.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs em Bagé, participou durante todo o ano da ação de extensão “Tempos e Diálogos com Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro: entre o vivido e por viver”. Promovido pela Unipampa, o projeto pretende recuperar o legado dos dois intelectuais brasileiros, destacando as suas visões sobre a sociedade e a educação.

Os participantes tiveram a oportunidade de estudar os autores e, a partir dos conhecimentos adquiridos, selecionar pesquisas relacionadas aos seus pontos de interesse. No dia 6 de novembro, os trabalhos foram expostos, em forma de pôster, na mostra “Memórias resistentes na educação brasileira – da escavação do vivido à construção da espera/esperança”. O evento, realizado pelo IFSul de Pelotas, buscou abrir um espaço para o pensamento crítico através do resgate dos estudos de alguns intelectuais brasileiros.

No dia 22 de agosto, as pesquisas também foram apresentadas na Biblioteca Municipal de Bagé. Na ocasião as bolsistas do Pibid apresentaram trabalhos variados:

Gestão democrática – uma reflexão a partir de fotografias

Por uma educação para a igualdade de gênero

Ditaduras: de Anísio aos dias atuais

Ideias de Anísio Teixeira

Educação Integral: análise da escola CAIC

Darcy Ribeiro e a cultura indígena

Darcy Ribeiro: perspectivas de uma escola nova

Participam do projeto as bolsistas Francine Rodrigues, Gabriela Trindade, Isabelle Pires, Pamela Camargo e Suelen Marques. A atividade é coordenada pela professora Viviane Camozzato. O encerramento do projeto ocorrerá em 2018, com a publicação dos textos do grupo em uma revista.