Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

75º Fórum da Abruem é aberto em Porto Alegre com debates sobre mudanças climáticas e resiliência dos territórios

Evento sediado pela Uergs reúne reitoras e reitores de universidades estaduais e municipais.

Publicação:

Fotografia horizontal colorida. Em primeiro plano, aparece o público sentado em cadeiras, visto de costas. Ao centro da imagem, há um palco com cinco pessoas. À esquerda, uma mulher negra, de óculos e blazer cinza, está sentada em uma cadeira. No centro, três mulheres participam de uma mesa de debate: uma delas segura um microfone e sorri, enquanto as outras acompanham a conversa. À direita, um homem branco de terno azul e gravata vermelha lê um documento em um púlpito com microfone. Ao fundo, um telão branco exibe a identidade visual do “75º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem”. Na frente do palco, há um arranjo de flores vermelhas.
75º Fórum da Abruem

O 75º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi oficialmente aberto na noite desta terça-feira (19/5), em Porto Alegre. Sediado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o evento reúne representantes de instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do país para discutir o tema “Universidades, mudanças climáticas, gestão de riscos e desastres, e construção de resiliência”.

A cerimônia de abertura ocorreu no Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre e contou com a presença de representantes do Governo do Estado, dos Ministérios da Educação e das Mulheres e de autoridades acadêmicas das universidades afiliadas à Abruem. Compuseram a mesa de abertura a presidente da Abruem e reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), professora Cicília Raquel Maia Leite; o reitor da Uergs, professor Leonardo Beroldt; a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), Lisiane Lemos; a diretora de Desenvolvimento Acadêmico do Ministério da Educação, Lucia Pellanda; e a assessora especial do Ministério das Mulheres, Lygia Lumina Pupatto.

Na saudação de abertura, o reitor da Uergs destacou que a escolha do tema do Fórum está diretamente relacionada à realidade vivida pelo Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. Em seu pronunciamento, relembrou os impactos da tragédia climática no estado, que atingiu centenas de municípios gaúchos e também o Campus Central da Uergs, em Porto Alegre. “O tema deste 75º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem não é uma escolha retórica. É uma escolha existencial”, afirmou.

O reitor também enfatizou o papel estratégico das universidades estaduais e municipais diante da emergência climática, especialmente pela presença dessas instituições em municípios do interior do país. Segundo Beroldt, a territorialidade das universidades é uma das principais forças para a construção de respostas locais e regionalizadas diante dos desastres ambientais.

A presidente da Abruem ressaltou que o  75º Fórum da Abruem acontece em um momento muito importante para o país, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela necessidade de construção de cidades e instituições mais resilientes. “As universidades públicas, em especial as universidades estaduais e municipais, têm um papel fundamental nesse processo, contribuindo com ciência, formação e apoio à sociedade. Realizar este encontro em Porto Alegre também carrega um significado simbólico, especialmente após os impactos das tragédias climáticas vividas pelo Rio Grande do Sul. Este Fórum reafirma o compromisso da Abruem com a produção do conhecimento e com a busca de soluções para os grandes desafios do nosso tempo”, afirmou Cicilia.

Lisiane Lemos iniciou sua fala destacando a importância do Fórum como um espaço que reforça o poder transformador da Educação. “Cada vez que eu vejo uma universidade e uma graduação, eu vejo a vida transformada. A minha vida se transformou através da educação, sendo neta de alfabetizadora e contrariando as estatísticas de que pessoas negras não vão à Universidade. Eu sei do poder que a Educação teve de me tirar da Princesa do Sul, me fazer vencer em São Paulo e voltar ao Rio Grande do Sul para transformar. Cada vez que eu vejo um diploma sendo levantado, é uma vida transformada e a gente tem a honra de fazer isso todos os dias, enfatizou.

A titular da Sict apresentou ações do Governo do Estado voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à construção de estratégias de adaptação e resiliência. Entre as iniciativas mencionadas estiveram os investimentos em inovação, ciência e tecnologia realizados entre 2021 e 2025, a criação do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande e do Centro de Referência Internacional em Estudos Relacionados às Mudanças Climáticas (Criec), e programas de pesquisa voltados ao enfrentamento de desastres climáticos.

A programação de abertura também contou com apresentações culturais organizadas pela Uergs. O momento cultural reuniu os músicos Júlio César Pires Pereira, professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade, e o violonista e compositor gaúcho Junior Benaduce, em uma apresentação voltada à valorização da cultura regional gaúcha.

Durante a cerimônia, foi apresentado o logotipo oficial do 75º Fórum da Abruem, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Uergs a partir de símbolos ligados à identidade cultural do Rio Grande do Sul, como o quero-quero, a flor brinco-de-princesa e o chimarrão. Também foi realizado o lançamento do selo comemorativo dos 25 anos da Uergs, marco que será celebrado pela Universidade em 2026.

Ao longo da semana, o Fórum reunirá reitoras, reitores e gestores universitários em debates sobre o papel das universidades diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, pela gestão de riscos e pela construção de territórios mais resilientes. A programação segue até sexta-feira (22/5), em Porto Alegre.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul