3º Fórum das Licenciaturas ocorrerá de 8 a 10 de dezembro, em formato remoto
Publicação:
Atualizada em 26/11/2020 às 14h41
A Uergs realizará, de 8 a 10 de dezembro, a 3ª edição do Fórum das Licenciaturas, de forma remota. O evento reúne docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura da Universidade para a discussão de temas pertinentes aos currículos dos cursos e à docência.
A mesa de abertura do Fórum abordará o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica nas Licenciaturas da Uergs. Os palestrantes serão a professora Maria Claudia Dal’Igna, da Unisinos, e o professor Sérgio Franco, da Aesufope, com a mediação da pró-reitoria de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana.
Na tarde do dia 9 de dezembro, diversos temas serão discutidos em mesas simultâneas sobre inclusão de pessoas com deficiência, questões étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade, e questões indígenas. À noite, as salas serão organizadas por curso, para debater os estágios curriculares em cada uma das licenciaturas.
Na quinta-feira (10), ocorrerá a abertura oficial do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), com as presenças das respectivas coordenadoras. Em seguida, será realizada a sistematização do Fórum e encaminhada a Carta do Fórum das Licenciaturas.
A Uergs oferta os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, na Unidade em Montenegro; em Ciências Agrárias, na Unidade em Vacaria; em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, na Unidade em Porto Alegre; e em Pedagogia, nas Unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Osório, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga.
As atividades de terça-feira e de quinta-feira serão transmitidas pelo YouTube da Uergs e abertas ao público em geral. A programação de quarta-feira é restrita a estudantes, docentes e funcionários dos corpos técnico e de apoio administrativo da Uergs. Para se inscrever, a comunidade universitária da Uergs deve Formulário de Inscrição até o dia 6 de dezembro.
Formulário de Inscrições para a comunidade universitária da Uergs
Arquivos anexos
-
Programação do 3º Fórum das Licenciaturas
(.pdf 181,97 KBytes)
Programação das mesas que ocorrerão de 8 a 10 de dezembro de 2020.
Mais notícias
- Sobre fundo claro, foto colorida de uma jovem negra de cabelos longos e crespos, vestindo jaqueta jeans e echarpe vinho, mochila azul e segurando uma pasta. Faixas diagonais nas cores verde, vermelho e amarelo passam por trás e pela frente da jovem.
- Encontro abordou a liberação de recursos para obras e ações voltadas à maior eficiência na execução de convênios federais.
- Fotografia colorida registrada durante a solenidade de entrega da Medalha da 56ª Legislatura à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Cinco homens posam lado a lado diante de um grande painel eletrônico. Ao centro, dois deles seguram os símbolos da homenagem: um porta o diploma emoldurado da Medalha da 56ª Legislatura e o outro exibe a medalha em um estojo aberto. Todos sorriem para a câmera. Ao fundo, o painel digital apresenta a identificação do evento, com o texto “Solenidade de Entrega – Medalha da 56ª Legislatura à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)”, além da data da cerimônia. O ambiente possui paredes revestidas com madeira e colunas de pedra, características do Palácio Farroupilha. Os participantes vestem trajes sociais em tons sóbrios.
- Foto colorida de um homem de cabelos curtos e barba, visto de trás, sentado num sofá segurando um tablet com as duas mãos. Na tela do tablet, a imagem da capa do ebook.