1ª Hackathon das Engenharias da UERGS
-
Data:
até - Campus Uergs - Porto Alegre
A Hackathon das Engenharias é um evento de criatividade, colaboração e desenvolvimento de soluções, no qual estudantes de diferentes cursos de engenharias da UERGS trabalharão em equipes para enfrentar desafios e transformar ideias em projetos.
Nesta edição, o tema central será Resiliência Climática, convidando os participantes a refletir sobre como a ciência, a tecnologia, a engenharia e a inovação podem contribuir para a prevenção, a preparação e a resposta aos impactos das mudanças climáticas e dos eventos climáticos extremos.
Os desafios específicos serão apresentados no dia do evento, proporcionando aos participantes uma experiência de investigação, colaboração e construção coletiva de propostas.
Informações sobre como participar seguem abaixo:
Data: 12 e 13 de novembro de 2026
Horário: 08h às 18h.
Local: Campus Central da Uergs - Espaço de Eventos/Prédio 4 - Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Público-alvo:
- Participação nas competições: estudantes e professores(as) dos cursos de Engenharias da UERGS. É obrigatória a participação nos dois dias do evento.
- Ouvintes: pessoas da comunidade universitária da Uergs e da comunidade externa
Inscrições:
- Orientação: as inscrições são apenas para quem desejar integrar equipe de competição. Para participar da abertura do evento (palestra e mesa-redonda) e das apresentações, não é necessário inscrição.
- Formulário para competidores(as): disponível para competidores(as) via preenchimento online
- Vagas para competidores(as): 50 vagas - é obrigatório participar dos dois dias de evento para integrar as equipes
- Valor: gratuito
Certificação: sim
Carga horária para competidores(as): 20h
Carga horária para ouvintes: 2h
PROGRAMAÇÃO
12/11 (quinta-feira)| SENSIBILIZAÇÃO E IDEIAÇÃO
08h30 - 09h00: Credenciamento e acolhimento
09h00 - 09h20: Abertura do Hackathon - Palestra "Resiliência climática: desafios e oportunidades para nossas comunidades". Expositor: Luis Paulo Hauth.
09h20 - 09h40: Mesa-redonda "Soluções Inovadoras – Da ideia à solução: tecnologia e inovação para a resiliência climática". Expositores: Zíngara Leal Teixeira Lubaszewski (mestra em Engenharia de Produção e Transportes) e Aleff Dymytry Pereira de Deus (egresso UERGS, mestre em Ciência da Computação).
09h40 - 10h10: Apresentação da dinâmica: apresentação dos desafios, regras da hackathon, metodologia, formação de times, apresentação dos mentores.
10h10 - 10h30: Coffee break para os participantes
10h30 - 16h00: Construção das propostas – mentores acompanharão e orientarão as equipes.
16h00 - 16h20: Coffee break para os participantes
16h20 - 18h00: Apresentação das propostas
Após as 18h00: Continuação do desenvolvimento dos projetos
13/11 (sexta-feira)| DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO
08h30 - 10h15: Desenvolvimento dos projetos
10h15 - 10h30: Coffee break para os participantes
10h30 - 15h45: Desenvolvimento, validação e preparação para apresentação
15h45 - 16h00: Coffee break para os participantes
16h00 - 17h30: Apresentação dos pitches para a banca
17h30 - 17h50: Avaliação da banca
18h00 - 18h30: Divulgação dos resultados e premiação