Uergs recebe 700 computadores do TJRS e prepara edital para doação de equipamentos de Informática a estudantes

Diversos computadores organizados em estante de metal.
Computadores serão doados a estudantes via edital.

A Uergs recebeu recentemente 700 computadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Os equipamentos serão doados aos estudantes que não possuem as ferramentas necessárias para o acompanhamento das aulas online, mediante edital.

Os kits recebidos do TJRS são compostos por CPU, monitor e periféricos (mouse, teclado).

Desde junho, a Uergs vem recebendo doações de equipamentos de informática de instituições parceiras, após encaminhar ofícios para diversos órgãos, solicitando notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos ou que estão em desuso, para serem emprestados a estudantes da Universidade durante a pandemia.

Antes do envio às unidades universitárias, todos os equipamentos são preparados pela Superintendência de Informática da Uergs. Enquanto isso, a Universidade está emprestando a estudantes alguns tablets que haviam sido adquiridos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

Para a entrega dos equipamentos doados para a Universidade, está sendo preparado um edital de doação a estudantes, que deverá ser lançado na segunda quinzena de fevereiro.

De acordo com a coordenadora de Qualificação Acadêmica da Uergs, Percila de Almeida, a Universidade já tem 159 computadores prontos para serem entregues a estudantes. São esses equipamentos que estarão disponibilizados no primeiro edital de doação das peças para a comunidade estudantil que comprovar hipossuficiência de recursos para acompanhar o ensino remoto.

À medida em que mais computadores ficarem prontos para entrega, serão lançados novos editais. “A ideia é constituir um Programa Permanente de doação de computadores”, anuncia Percila.

Por: Daiane de Carvalho Madruga