Uergs recebe doação de computadores do TRE para empréstimo a estudantes

Iniciativa é parte da estratégia da Universidade para oferecer condições de acesso ao ensino remoto.

Atualizada em 11/02/2021 às 10h51.

A Uergs recebeu mais uma doação de equipamentos de informática para empréstimo a estudantes que não possuem as ferramentas necessárias para o acompanhamento das aulas online. Em breve, deverão chegar à Universidade cerca de 850 peças, entre monitores, CPUs e teclados, doados pelo Tribunal Regional Eleitoral. A iniciativa é parte da estratégia da Universidade para a oferta de condições a estudantes que indicaram a necessidade na pesquisa de Perfil Acadêmico realizada pela Pró-Reitoria de Ensino antes da retomada do calendário letivo em formato remoto.

A pesquisa sobre o perfil de estudantes da Universidade, finalizada em maio, constatou que 41%  não possui condições de acesso ao ensino remoto. Para prestar assistência a esse grupo, a Reitoria da Uergs atuou em duas frentes: buscou recursos da Assembleia Legislativa para o projeto “Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica”, que oferece acesso à internet para estudantes hipossuficientes e a implantação de uma biblioteca virtual; e encaminhou ofícios para diversos órgãos, solicitando a doação de  notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos ou que estão em desuso, para serem emprestados a estudantes da Universidade durante a pandemia.

Em junho, a Universidade recebeu tablets da Receita Federal.

Quando chegarem à Uergs, os equipamentos doados pelo TRE serão revisados pelo Departamento de Informática da Universidade, que também instalará os softwares e atualizações necessários. Depois disso, serão encaminhados às Unidades, para que sejam entregues às pessoas que necessitam desses equipamentos, de acordo com o levantamento prévio.