Revista Eletrônica Científica da Uergs passa a ter Qualis B1
Publicação:

A Revista Eletrônica Científica da Uergs passou a ter Qualis B1, de acordo com avaliação realizada recentemente pela Capes. A classificação reflete a importância de diferentes periódicos para uma determinada área, com base no Qualis-Periódicos, uma ferramenta usada para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.
A primeira edição da Revista Eletrônica Científica da Uergs foi publicada em dezembro de 2015 e em julho de 2016 passou pela primeira avaliação, antes de completar um ano (as avaliações são feitas a cada três anos). Nessa época, a Revista foi classificada como B4 na área de Administração.
Recentemente, a Capes divulgou um comunicado sobre o novo método utilizado para a construção do Qualis Periódicos. “Agora as revistas não são mais classificadas por área de conhecimento, mas por título. A Revista Eletrônica Científica da Uergs está com uma produção mais interessante, está publicando nos períodos adequados e está sendo citada pelos programas de pós-graduação, por isso passou para B1, o que é uma classificação muito boa para uma revista jovem”, explica a editora e pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Schneider Costa.
“Essa é a primeira vez que a Revista tem uma avaliação mais aprimorada, com mais dados e mais artigos publicados, com período de avaliação de quatro anos. Antes não tinha tempo de existência para que os dados fossem efetivos. Isso mostra um amadurecimento da Revista, que estamos tendo impacto na divulgação do conhecimento”, complementa a editora.
A Revista eletrônica Científica da Uergs tem periodicidade quadrimestral, com edições publicadas nos meses de abril, agosto e dezembro, além dos números especiais. A cada edição, são publicados artigos inéditos, notas curtas e comunicações breves,
A publicação recebe artigos de diversas áreas de conhecimento oriundos de instituições nacionais e internacionais, e o processo de submissão ocorre em fluxo contínuo durante todo o ano, sem interrupção.
Produzido pela Uergs, o periódico conta com um corpo editorial formado em sua totalidade por voluntários da Universidade e de outras Instituições de Ensino Superior. De acordo com Erli, o grupo busca formas de captar recursos e de aprimorar a publicação para que avance para o Qualis A, o mais elevado.
Mais notícias
- Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.