Reitor se reúne com presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Uergs para relatar as principais ações da Universidade em 2020

Em um escritório, dois homens de meia-idade usam máscara de proteção facial e encostam as mãos direitas em punho cerrado.
Visita ocorreu no gabinete do deputado Capitão Macedo, na Assembleia Legislativa.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Uergs, o deputado Capitão Macedo, na tarde desta quinta-feira (04), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Beroldt relatou as principais medidas tomadas pela Universidade diante da pandemia de Covid-19. Em breve, os dois devem se reunir novamente para tratar dos desafios da Uergs em 2021 e propor uma agenda da Frente Parlamentar para este ano.

A Uergs suspendeu suas atividades presenciais em março, em razão da pandemia por coronavírus, e foi a primeira universidade pública a retomar o semestre letivo 2020/1, no dia 22 de junho, em formato totalmente remoto. Antes de decidir pela retomada das aulas, a Universidade realizou uma pesquisa para analisar o perfil discente e averiguar suas condições de acesso à Educação a Distância (EaD), e ofertou, a docentes e estudantes, cursos sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Outro passo foi a busca por recursos financeiros e equipamentos para oferecer condições para que estudantes pudessem acompanhar as aulas remotamente.

A pesquisa sobre o perfil de estudantes da Universidade, finalizada em maio, apontou que 41%  não possui condições de acesso à internet. Para prestar assistência a esse grupo, oferecendo condições para que possam estudar, a Reitoria da Uergs atuou em duas frentes: buscou recursos da Assembleia Legislativa para o projeto “Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica”, para oferecer acesso à internet para estudantes hipossuficientes e a implantação de uma biblioteca virtual; e encaminhou ofícios para diversos órgãos do Rio Grande do Sul solicitando a doação de  notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos ou estavam em desuso, para serem enviados aos estudantes da Universidade durante a pandemia.

No início de junho, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a liberação de recursos de seu orçamento para o projeto Uergs Digital. Nesse período, a Universidade enviou a estudantes alguns tablets que haviam sido adquiridos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

Em fevereiro deste ano, a Uergs lançou um Edital para doação de kits de computadores aos estudantes da Universidade, compostos por equipamentos doados pela Receita Federal e pelo Tribunal Regional Eleitoral. Por meio desse edital, serão doados 159 kits a estudantes de graduação cadastrados como hipossuficientes economicamente e que não dispõem de computador para desenvolver as atividades acadêmicas em formato remoto. A Universidade pretende constituir um Programa Permanente de doação de computadores.

Na semana passada, a Uergs lançou a Biblioteca Virtual, principal plataforma digital de livros do segmento universitário no Brasil, com um acervo de mais de 9 mil e-books. A disponibilização desse serviço é uma das iniciativas do projeto Uergs Digital.

Por: Daiane de Carvalho Madruga