Lançada Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Uergs

Frente Parlamentar será presidida pelo Deputado Capitão Macedo.
Frente Parlamentar será presidida pelo Deputado Capitão Macedo. - Foto: Carla Dellagnese

Atualizada em 09/05/2019 - 14h18

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Uergs, proposta pelo deputado Capitão Macedo. O ato contou com a presença dos gestores da Uergs, do secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, representando o governador Eduardo Leite, de deputados, de estudantes, professores e funcionários do corpo técnico e de apoio administrativo que atuam na Reitoria e em algumas das 24 unidades da Uergs.

A Frente Parlamentar foi lançada com o objetivo de consolidar ações de fortalecimento e busca de recursos. Na fala de abertura do evento, o proponente da iniciativa, Deputado Capitão Macedo, se comprometeu com a articulação pela busca de soluções para as necessidades apresentadas pelo reitor Leonardo Beroldt em um encontro com o governador Eduardo Leite na última sexta-feira (3), que tratam do reconhecimento da Uergs como promotora da formação continuada de funcionários e gestores públicos; da criação do Fundo para captação de recursos próprios; da destinação da área da extinta Cientec para a instalação da Reitoria da Universidade e da Unidade em Porto Alegre; da liberação de R$ 2,5 milhões da Consulta Popular conquistados por quatro unidades da Uergs na votação de 2018; e da nomeação dos diretores regionais eleitos em 2018.

Em seu discurso, o deputado lembrou que a Uergs é mantida essencialmente com recursos públicos e fez questão de salientar que ela não deve ser vista como uma Universidade de partidos. Disse ainda que todos os partidos devem se comprometer com a instituição. “É nosso dever enquanto parlamentares legitimamente eleitos pelo povo gaúcho defender essa instituição”, disse.

“A Uergs deve ser uma instituição plural, que permita a produção e a transmissão do conhecimento sem cores ideológicas ou políticas partidárias, sem amarras doutrinárias, democraticamente. A Uergs deve garantir a pluralidade de ideias e, mais do que isso, como é dever de qualquer instituição de ensino, não só garantir a pluralidade de ideias, mas incentivá-las, pois é na efervescência do pensamento lúdico e plural que se desenvolve a melhor prática do ensino. Esta é uma característica daquilo que entendemos por ciência”, ressaltou.

Na sequência, Leonardo Beroldt falou sobre a importância da defesa das universidades públicas nesse momento em que sofrem com cortes orçamentários. “Ninguém irá nos derrubar, ninguém irá nos diminuir. Precisamos nos unir para defender a educação pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou o reitor.

O reitor apresentou os números da Universidade e mencionou que a Uergs, apesar de possuir um quadro de funcionários docentes e técnicos muito aquém do necessário, hoje está consolidada como uma das melhores universidades públicas do Rio Grande do Sul, contando com professores altamente qualificados, formados nas melhores universidades do país, sendo que mais de 70 % possuem doutorado.

“Esse momento é cheio de simbolismo, porque é um momento em que buscamos e encontramos acolhida no Parlamento. Entendemos que no Parlamento nós encontraremos o espaço para o diálogo com a sociedade para que a sociedade compreenda a importância da universidade pública para a transformação e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, um estado que vive uma crise sem precedentes”, avalia o reitor.

“É preciso que haja um esforço de governança por parte do Governo do Estado para que todo esse arranjo institucional, todo esse potencial que nós [Uergs] temos de inovação possa ser direcionado, possa apontar para caminhos de desenvolvimento”, finalizou.

O presidente da Associação dos Docentes da Uergs, Luciano Andreatta da Costa, lembrou que a Uergs foi autorizada pela quase totalidade dos deputados na época de sua criação, em 2001. “Todos os partidos são responsáveis pela Uergs”, pontuou. Andreatta também falou sobre as necessidades da Uergs, especialmente no que se refere à realização de concurso público. O professor, que chamou representantes dos estudantes e dos funcionários do quadro técnico e de apoio administrativo no momento da sua fala, ratificou os pontos trazidos pelo reitor e pelo proponente da Frente.

Catarina Paladini, que durante seu mandato como deputado estadual também foi membro de frente parlamentar e presidente de comissão especial em defesa da Uergs, disse entender a importância do tema e do papel da Universidade no desenvolvimento de cada região e assegurou que, junto com a Assembleia Legislativa e os demais presentes, lutaria pelas melhores alternativas para a Universidade.

“Que possamos eleger aqui as pautas tangíveis e exequíveis que vão melhorar a realidade da nossa Universidade”, concluiu.

Acompanharam o ato caravanas das Unidades da Uergs em Erechim, Porto Alegre, São Borja, São Luiz Gonzaga, Tapes e Três Passos. O prefeito de Inhacorá e presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Everaldo Rolim, acompanhou o grupo vindo de Três Passos.

O ato contou com a presença dos deputados Luciana Genro (PSOL), Jeferson Fernandes (PT), Eduardo Loureiro (PDT) e Silvana Covatti (PP).

Por: Daiane Madruga