Pibid em Alegrete oportuniza troca de experiências entre os bolsistas

Logotipo: Pibid escrito em letras minúsculas e em azul ao centro, abaixo e em vermelho Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, e bordas amarelas no canto superior esquerdo e inferior direito.
Pibid oportuniza que estudantes dos cinco cursos de licenciatura da Uergs realizem atividades em escolas da rede pública.

A coordenação do sub-projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Unidade em Alegrete está organizando atividades para que os bolsistas do Programa possam trocar experiências entre si, com as escolas onde realizam as atividades, e com outras universidades. De agosto a dezembro, serão realizadas oficinas, debates e palestras, entre outras atividades.

O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. Oportuniza que estudantes dos cinco cursos de licenciatura da Universidade – Artes Visuais, Dança, Música, Pedagogia e Teatro - realizem atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.

“As experiências que os bolsistas do Pibid vivenciam em seus cotidianos nas escolas, são impares. Nesse espaço, eles podem colocar em prática todo o arcabouço teórico recebido na Universidade, praticar e comprovar as diferentes teorias. Diferente do estágio curricular, o Programa possibilita ao licenciando estar na docência desde o seu primeiro semestre de curso e isso faz com que esses acadêmicos se diferenciem significativamente dos demais que não têm essa oportunidade”, ressalta a professora Edilma de Lima, da Unidade em Alegrete.

Em Alegrete, os bolsistas do curso de Pedagogia realizam atividades em três escolas, sendo duas municipais e um estadual. “Assim como temos bolsistas com experiências e já com um tempo considerável no Programa, também entrarão bolsistas ingressantes nesse semestre. Portanto, consideramos que seria produtiva a troca por meio de práticas pedagógicas e oficinas com temas desenvolvidos pelos próprios bolsistas a serem compartilhadas entre os colegas”, acrescenta a docente.

Serviço:

Período: de 16/08/16 a 7/12/16

Dias e Horários: terças-feiras (ocasionalmente, poderão ocorrer atividades em outros dias da semana), das 14h às 17h

Carga Horária: 55h

Local: Unidade da Uergs em Alegrete

Públicos de interesse: comunidade acadêmica da Uergs.

Inscrições: não há período de inscrições

Coordenação: Edilma Machado de Lima e Rochele da Silva Santaina

Contato: edilma-lima@uergs.edu.br