Pibid e Secretaria da Educação renovam termo de cooperação

Ao redor de uma mesa, os participantes da reunião.
Parceria renovada anualmente permite que estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade atuem como bolsistas nas escolas - Foto: Rodrigo Rodrigues

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e o secretário estadual de Educação, Luís Antônio de Freitas, assinaram a renovação do Termo de Cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs. A parceria renovada anualmente permite que estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade atuem como bolsistas nas escolas da rede estadual em todos os municípios onde há unidades da Uergs. Na oportunidade, Arisa entregou ao secretário o convite para o evento de lançamento do Mestrado em Educação, que ocorrerá em Osório, dia 31 de março.

Por meio do Pibid alunos de licenciatura realizam atividades semanais em escolas de Educação Básica da rede pública, acompanhando o cotidiano da instituição, sob a supervisão de um docente. Hoje, são mais de 260 estudantes da Uergs atuando como bolsistas de iniciação à docência em 26 escolas, sendo 12 estaduais, num trabalho que envolve cerca de 4,2 mil estudantes da Educação Básica.

Participaram da reunião a coordenadora institucional do Pibid Uergs, Sandra lemos, a chefe de Gabinete, Gabriela Dias, a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Márcia Coiro, e Juliana Grieger, também da Seduc.

Mestrado em Educação

A Uergs realizará na Câmara Municipal de Osório o lançamento do Mestrado em Educação. O curso será ministrado na Unidade Litoral Norte – Osório e tem como foco a qualificação de professores da Educação Básica.

São três linhas de pesquisa: currículos e políticas na formação de professores; inovação, diversidade e memória em educação; linguagem e artes em contextos educacionais. Os objetivos consistem em formar profissionais altamente capacitados para identificar as potencialidades e necessidades do seu âmbito de trabalho, por meio de recursos de pesquisa científica e de reflexão crítica que os habilitem para a criação e implementação de ações transformadoras na área da formação de professores para a Educação Básica e para o fomento e qualificação do desenvolvimento regional. A intenção é capacitar esses profissionais para atuar em diferentes contextos propondo práticas inovadoras que impactem no currículo, políticas educacionais, artes, linguagens, tecnologias, memórias e diversidade.

Conteúdos relacionados