Mestrado em Educação recebe nota 4 em sua primeira avaliação pela Capes
Na escala de avaliação dos mestrados, o conceito máximo é 5.
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Atualizada em 20/12/2022 às 18h06.
O Mestrado Profissional em Educação da Uergs recebeu nota 4 na avaliação quadrienal de programas de pós-graduação realizada pelo MEC, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (19). O Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs (PPGED) foi aberto em 2017 e esta é a primeira vez que passa pela avaliação.
Equivalente a um bom desempenho numa escala de 1 a 5, o conceito 4 permite que o PPGED proponha a criação de um doutorado, enquanto que cursos que recebem conceito 2 são descredenciados. Na avaliação dos programas de pós-graduação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) analisa três aspectos: programa (áreas de concentração, infraestrutura, corpo docente, planejamento, processos e procedimentos); formação (qualidade das pesquisas, do envolvimento, das dissertações e da produção intelectual docente e discente, e avaliação de egressas e egressos); e impacto na sociedade (inovação, impacto econômico, social e cultural, além de internacionalização, inserção e visibilidade).
O parecer da Capes avalia o PPGED da Uergs como muito bom no que se refere à qualidade e adequação das dissertações em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa; ao destino, atuação e avaliação de pessoas que concluíram o curso com relação à formação recebida; e ao impacto econômico, social e cultural.
De acordo com o professor Eduardo Pacheco, coordenador do PPGED na época da submissão do Programa à avaliação, são diferenciais desse mestrado a qualidade da produção acadêmica, a relação do curso com a graduação e o exercício do tripé composto pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão, aliados à dedicação e ao empenho de docentes e do agente administrativo do curso.
“Merece destaque o trabalho coletivo, (des)hierarquizado e colaborativo que buscamos exercer. E por último mas não menos importante, o afeto e o entendimento de que a diferença é força e potência de criação, além da compreensão de que a Educação tem um papel importante na vontade de um mundo justo. Tudo isso constitui o trabalho do nosso curso. E, nesse sentido, os nossos discentes têm uma enorme responsabilidade, a qual é expressa pela dedicação e comprometimento com os seus estudos, com a Educação e em especial com a Educação Pública”, pontua Pacheco.
O mestrado em Educação da Uergs recebeu sua primeira turma em 2017 e é ofertado na Unidade Litoral Norte, em Osório. Os resultados divulgados nesta segunda-feira são da avaliação mais recente realizada pela Capes, que se refere ao quadriênio 2017-2020. Portanto esta é a primeira vez que o Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Uergs (PPGED) participa da avaliação.
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- Ana Carolina Tramontina
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- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
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