Lançada edição atualizada do Manual para publicação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Uergs

A publicação reúne todas as orientações para normalização de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com a ABNT.

O Sistema de Bibliotecas da Uergs lançou, recentemente, a segunda edição revisada e atualizada do Manual para publicação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos. Esse material reúne todas as orientações para a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos produzidos na Uergs de acordo com o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Manual traz orientações para a elaboração de trabalhos de disciplinas, relatórios de estágio, trabalhos de conclusão de curso, monografias, projetos de pesquisa, entre outros, em conformidade com as normas vigentes da ABNT. A publicação inclui exemplos, figuras e modelos de diversos gêneros.

Essa edição atualizada apresenta as atualizações da ABNT referentes à citações em documentos de diferentes formatos e à elaboração de resumos. De acordo com a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs, Carina Hentges, esses tópicos são importantes na elaboração de trabalhos acadêmicos, mas também se aplicam a outros produtos. Carina explica que o Manual tem um caráter prático e, para facilitar o seu uso, todos os capítulos, atualizações e revisões apresentam exemplos de aplicação das normas.

“Foram colocados exemplos de podcast, blogs e redes sociais, bem como inserimos exemplos de citações para as áreas de artes, como espetáculos teatrais e exposições. Atualizamos o Manual também com um capítulo sobre plágio, assunto de suma importância no meio acadêmico”, pontua.

O Manual foi elaborado pelos(as) bibliotecários(as) Carina Hentges, Daniella Magnus, Laís da Silva, Lucy Anne de Oliveira, Marcelo Bresolin, Nídila Cristina Guimarães, Simone Semensatto e Valéria Frantz. “A elaboração de um manual pelos bibliotecários da Uergs permite que essa seja uma diretriz a todos os docentes e discentes quanto às normas aplicadas no meio acadêmico brasileiro, além de facilitar na elaboração da produção intelectual da Universidade", afirma Carina.

A revisão textual foi realizada pela funcionária da Uergs Fernanda de Souza e a diagramação, por Carla Dellagnese, da Assessoria de Comunicação da Uergs. O texto de apresentação foi elaborado com a colaboração da professora Adriana Lau e o prefácio pela professora Veronice da Silva.

Conheça a 2ª edição revisada e atualizada do Manual.