E-book reúne relatos das experiências do Pibid na Uergs

1450380222site.jpg
1450380222site.jpg - Foto: Da esquerda para a direita, Viviane Maurente, coordenadora de Assuntos Acadêmicos, Sandra Lemos, Armgard Lutz e Gilmar de Azevedo, gestor educacional do Pibid.

A Uergs lançou um E-book do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (pibid). A publicação reúne os relatos dos trabalhos apresentados no 4º Seminário Institucional de Iniciação à Docência, realizado em setembro, durante o 5º Siepex, em Frederico Westphalen. Na quarta-feira (16), a coordenadora institucional do Pibid na Uergs, Sandra Lemos, fez a entrega de um exemplar à pró-reitora de Ensino, Armgard Lutz.

Por meio do Pibid, alunos dos cursos de licenciatura da Uergs realizam atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente. “O Pibid qualifica a formação docente e promove a articulação entre o que é ensinado na Universidade e o que é praticado nas escolas”, explica Sandra.

São mais de 300 bolsistas da Universidade que atuam nos seis subprojetos do curso de Licenciatura em Pedagogia das unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Litoral Norte – Osório e São Francisco de Paula, além dos quatro subprojetos da Unidade em Montenegro, dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Hoje, 27 escolas municipais e estaduais recebem bolsistas de iniciação à docência da Uergs, totalizando cerca de 4,5 mil alunos da educação básica atendidos. Os 294 bolsistas de iniciação à docência contam com o apoio dos professores bolsistas supervisores e coordenadores.

No E-book, estão reunidos cerca de noventa textos que relatam as experiências dos bolsistas dos dez subprojetos.  O material foi escrito pelos bolsistas de iniciação à docência, pelos professores supervisores das escolas e pelos coordenadores de área.

O 4º Seminário Institucional de Iniciação à Docência foi organizado pelas professoras Viviane Camozzato e Jacqueline de Mattia, do subprojeto do Pibid em Bagé.