Ano letivo 2021: conheça a programação das principais ações da Uergs para este ano
Publicação:

Atualizada em 13/03/21 às 15h24.
A Uergs inicia o primeiro semestre letivo de 2021 nesta segunda-feira (15) de forma remota, em continuidade às medidas de prevenção à Covid-19, de acordo com decisão tomada em maio do ano passado. O ano letivo inicia com uma série de ações como: a disponibilização da Biblioteca Virtual; um edital em andamento para doação de computadores a estudantes; inscrições abertas para cursos de pós-graduação; o início das discussões sobre o PDI da Universidade para os próximos 11 anos; além de uma programação de aulas inaugurais organizadas pelas unidades universitárias. Também este ano, a Universidade completará o seu 20º aniversário.
Recentemente, foi lançada a Biblioteca Virtual, principal plataforma digital de livros do segmento universitário no Brasil, que disponibiliza mais de nove mil e-books de diversas áreas do conhecimento. A iniciativa é parte dos esforços empreendidos pela Universidade para a oferta do ensino remoto, diante do contexto de pandemia, que incluiu uma parceria com a Assembleia Legislativa para a implantação do projeto Uergs Digital e a solicitação de doação de computadores por instituições parceiras.
Durante o período de recesso acadêmico, foi lançado um edital para doação dos computadores recebidos a estudantes economicamente hipossuficientes que não possuem os equipamentos de informática necessários para o acompanhamento das aulas remotas.
No início deste mês, a Uergs lançou cinco cursos de pós-graduação que serão abertos no primeiro semestre de 2021. Quatro cursos serão ofertados pelas unidades em Bagé, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Três Passos, e um ocorrerá em convênio com a Brigada Militar (BM) para os servidores da corporação. As inscrições estarão abertas até o dia 19 de março e as aulas iniciarão em maio, exceto para o curso em convênio com a BM. Também estão abertas, até o dia 19 de abril, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Uergs em Encantado.
Este ano, a Uergs inicia a fase de discussões com a comunidade universitária para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032. As consultas à comunidade universitária acontecerão de abril a novembro de 2021. Nesse período, deverão ocorrer seminários sobre temas que envolvem um PDI; webinars com a presença de profissionais de outras IES com experiência na elaboração de PDIs; seminários organizados pelas unidades e campi regionais para a discussão em âmbito local e regional; consultas e audiências públicas; além de painéis durante o Fórum de Áreas da Uergs e o Fórum Permanente de Discentes da Universidade (Fopedi).
Para marcar o início do ano letivo, algumas unidades universitárias estão promovendo aulas inaugurais ministradas por palestrantes externos. O Campus Regional I, que abrange as unidades em Guaíba, Osório e Porto Alegre, realizará uma aula inaugural ministrada pelo epidemiologista que coordenou a pesquisa Epicovid e ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal, que falará sobre o papel da universidade na pandemia. Essa aula inaugural está marcada para as 13h do dia 6 de abril de 2021.
A Unidade em Guaíba também está organizando uma aula inaugural do curso de Engenharia de Computação, que terá como tema os benefícios do 5G para o Brasil. A aula será ministrada por Felipe Garcia e poderá ser acompanhada por meio deste link, a partir das 17h do dia 24 de março de 2021.
Em Encantado, ocorrerão duas aulas inaugurais. A primeira delas será a do curso de Administração, e será ministrada pela professora Francielle da Silva, da UFPel e da FURG, que falará sobre Gestão de Pessoas, às 19h do dia 16 de março. No dia seguinte (17), às 19h, ocorrerá a aula inaugural do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, ministrada por Flávia Nunes, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que falará sobre as perspectivas da atuação de cientistas de alimentos em tempos pandêmicos.
Em preparação para o aniversário de 20 anos, a Uergs vem desenvolvendo uma série de ações, que incluem a criação de uma Comissão da Memória Institucional, e iniciativas que envolvem a comunidade universitária, com entrevistas e publicação de fotos que contam a trajetória da Universidade. Saiba mais sobre as ações da campanha Quem Faz Uergs Faz Mais e como participar, neste link.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.